O poder do Chá Verde

nu-photo-tnp.jpg

Via Nu-Photos TNP

Há quem diga que o ano só começa depois do carnaval. Tenho minhas dúvidas quanto a isso, mas para quem teve férias até agora e esteve despreocupado com a saúde e o corpo, é hora de retomar os cuidados.

O tema de hoje é o Chá Verde e seus benefícios para a saúde e a estética. Depois de ler uma matéria na revista Boa Forma que ao falar da erva prometia perda de 5kg em 15 dias – verdade ou não – resolvi falar dos benefícios que ela pode trazer ao organismo. Não adianta ficar tomando chá verde o dia inteiro e manter todos os hábitos errados. Tudo aquilo que já falamos aqui no Espartilho deve ser posto em prática para, no compito geral, o corpo e a saúde ficarem em cima.

Cardápio enxuto + chá verde + muita água + exercícios físicos + tratamentos estéticos + cuidados com o sol = corpo enxuto e saudável. Veja esta dica de dieta.

O chá verde é feito a partir da infusão da erva Camelis Sinensis – que deu origem a outros chás: o branco (não fermentado), o verde (levemente fermentado), o chá oolong (mais fermentado) e o chá preto (bem fermentado e forte). As funções mais comuns atribuídas ao chá verde é a de desintoxicar, desinchar, acelerar o metabolismo e queimar gordura.

Emagrecer é apenas uma das vantagens do chá verde. Estudos revelam que ele também faz bem para a pele, pois tem altas concentrações de antioxidantes, considerados até mais potentes que os carotenos e as vitaminas C e E, substâncias que atuam contra as rugas precoces.

Segundo pesquisadores da Universidade de Tohoku, no Japão – publicada no The Journal of the American Medical Association (Jama), atribui à erva eficácia na prevenção de doenças do coração. Seus compostos reforçam as artérias, diminuem as taxas de colesterol ruim e bloqueiam o acúmulo de gordura na parede dos vasos sanguíneos. O consumo habitual também previne inflamações na gengiva e até tumores malignos de boca e mama. Há, inclusive, estudos em andamento procurando comprovar sua eficácia na melhora da memória.

Mas atenção, cuidado com os chás de saquinho. Segundo a nutricionista Vanderlí Marchiori – especializada em fitoterapia e colaboradora da Associação Paulista de Nutrição -,  deve-se dar preferência às seguintes marcas: Weleda, Mãe Terra, Moinho Especial, Natural Med, Yamamotoyama, ArmaZen ou Panizza Laboratório Fitoterápico, que selecionam a parte correta da planta.

Clique para saber mais sobre os benefícios do Chá Verde e para saber outras vantagens, ele combate até a celulite, clique aqui.

Cuidado apenas com as contra-indicações da erva, por isso sempre consulte seu médico antes de adotar qualquer novo hábito alimentar, principalmente se você está tomando algum medicamento. A erva é contra-indicada para quem está grávida, hipertensos ou quem sofre de gastrite.

29 Respostas to “O poder do Chá Verde”

  1. Chris, eu adorei a matéria sobre o chá verde, mas fiquei com uma dúvida: a contraindicação é para todos os hipertensos ou para aqueles sem tratamento? BJus!

  2. Alice, melhor você perguntar a seu médico, pois quem deu a informação foi a nutricionista entrevistada na matéria. Minha mãe toma exporadicamente e é hipertensa controla por remédios, sem nenhum problema. Não sei se está ligada a grandes quantidades do chá. è mais seguro perguntar ao médico antes de tomar. Beijo.

  3. Fernanda Gomes Says:

    Que bom que gosto de chá verde! Rsrs

  4. Obrigado pela reportagem do chá verde, me esclareceu muita coisa.só me restou uma dúvida. posso confiar em qualquer saquinho que está escrito chá verde, aquele que parece com chá mate, ou existe uma carecterística para ele por favor tire minha duvida. Obrigado.

  5. Maionesse, veja o parágrafo:

    Mas atenção, cuidado com os chás de saquinho. Segundo a nutricionista Vanderlí Marchiori – especializada em fitoterapia e colaboradora da Associação Paulista de Nutrição -, deve-se dar preferência às seguintes marcas: Weleda, Mãe Terra, Moinho Especial, Natural Med, Yamamotoyama, ArmaZen ou Panizza Laboratório Fitoterápico, que selecionam a parte correta da planta.

    Lá fala sobre o que perguntou.

  6. carmemmackey Says:

    adorei a materia,mas gostaria de fazer regime e gostaria de saber como utilizar corretamente o chá verde.

  7. Nadia Fortes Says:

    Estou gravida de 5 meses, sempre tomei cha verde e queria saber se posso continuar a tomar, obrigada

  8. Nadia, você deve perguntar ao seu médico. Não sei responder a essa pergunta. Beijos!

  9. estou com supeita de esta gravida possor continua tomador cha verde.

  10. Greiciele, não posso te ajudar. É melhor você consultar seu médico. Somente ele tem conhecimento para responder a essa pergunta.
    Beijos.

  11. boa tarde, gostaria de ter uma informação a respeito do chá verde ,
    a endocrinologista da minha mãe, dissa que existe estudo em que o chá estaria provocando Hepatite, tem mesmo este estudo? ou o chá não causa este tipo de efeito. eu estava tomando o chá verde mas, depois que dessa informação da médica da minha mãe parei de tomar. obrigada

  12. oi na minha cidade não vende nem uma dessas marcas de chá verde, já procurei em todos os lugares, você conhece algum site que vende em quantidades menores

    fico grata se me responder pois estou tomando uma outra marca

  13. Inilda M. Costa Says:

    B.tarde.

    Gostei muito do site, por favor poderia metirar uma dúvida? Tenho pressão alta e tomo remedio, ela esta controlada, estou acima do peso e conheci as propriedade do chá verde, gostaria de saber se posso continuar tomando?
    Meu chá é uma colher de sopa diluida em um litro de agua. pesquisei na net e altuns saites dizem que o chá verde é benefico para hipertensos, outros dizem que não é. por favor poderia me tirar esta dúvida.

    aguardo resposta. Obrigada.
    Inilda M. Costa.

  14. Pryscilla Says:

    gostaria de saber que tipo de cha verde se toma ?
    pode ser qualquer marca e de sachê? eu comprei um da marca Kitano e não sei se emagrece, é a mesma coisa?
    obrigada

  15. Olá tem 02 meses que ganhei nenem e estou um pouco inchada ainda, antes de engravidar eu era magra e estou tomando o chá ver pra ver se desincho o nome do chá está escrito aki assim “CHÁ VERDE (THE SINENSIS) será que é bom… Teria outra coisa que eu poderia tomar ou fazer pra desinchar….. Beijoooooo……

  16. tem contra indicações pra quem amamenta

  17. Olá! gostaria de saber se o da BIOSLIM é confiável ou tem mistura.

  18. marilia silva Says:

    eu gostaria de saber se uma pessoa perde mesmo peso

  19. bom tarde!

    gostaria de saber, se o che verde é bom ou ruim para os hipertensos.

    sem mais,
    emerson

  20. Luciana Matos Says:

    Bom Dia!
    Li sobre a matéria sobre o chá verde, mas fiquei com uma dúvida: a contraindicação é para todos os hipertensos ou para aqueles sem tratamento? BJus!

  21. Olá boa tarde !
    O chá verde forneceido na ervanário é talvez o mais aconselhado ?
    Abraço

  22. to tomando o cha da herbalife o efeito é o mesmo do chá em folha

  23. Jéssica Monique Fernandes Says:

    Ola Boa tarde…
    começei a tomar o cha verde hj…

    só que achei ele meio amargo sera que estou colocando muita erva….
    qual seria a quantidade certa? Obrigada desde ja….

    sem mais….

    Jèssica

  24. Valéria Says:

    Pessoal, só um relato sobre o chá verde, tomo há 7 meses e perdi gordura corporal, dimunui o peso e minhas celulites diminuiram em torno de 70%, sem dúvidas o chá verde ajudou bastante! Eu malho há 6 anos seguidos, mas somente depois que começei a ingerir o chá que notei perda de gordura (medidas na avaliação física pelo professor) , então meninas, mais que recomendado, o ban cha (torrado) é mais gostoso, tomo 4 xícaras por dia SEM AÇÚCAR VIU? Um em jejum, mas tem que fazer a infusão direitinho!!

  25. Chá verde em excesso causa Hepatite!

  26. Sonia Borges Says:

    Boa Tarde
    Comecei a tomar o chá verde hoje a marca é CHÁ VERDE CAMELLIA SINENSIS embalado por Roxinol produtos Naturais SP FARMACOPÉIA BRASILEIRA, GOSTARA DE SABER SE E DE BOA procedência realmente e verdade pode causar hepatite, por favor me tire essa duvida.

  27. […] | Aroma, Cultura Japonesa, Espartilho, Wikipédia – […]

  28. queria saber sobre uma marcas boa de chá verde , que poderia tomar.

Deixe um comentário

