Quem ama perdoa e quem perdoa ama!

perdao23.jpg

Fiquei impressionada com a facilidade do padre Fabio de Melo (Canção Nova) de lidar com as palavras e da profundidade que consegue aplicar a cada programa que apresenta. Coincidentemente, fui apresentada ao vídeo abaixo na mesma semana em que lidava com uma situação próxima a mim que envolvia a necessidade de perdão.

Incrível como ele soube resumir tão profundamente o que significa esse ato: PERDOAR.

“Perdão é isso: você pega a metade da razão de um e da razão do outro e tem uma inteireza. Perdão é abrir mão de ser inteiro na razão. Se a gente continuar querendo ser inteiro, não sobra espaço para o outro. O caminho que nos faz reconciliar é o significado que um tem para o outro. Muitas vezes, nossa incapacidade de perdoar o outro surge porque a gente só pensa no que o outro fez. A gente só consegue perdoar quando pensa o que outro é e não apenas no que ele fez. A gente só perdoa quando esquece o que o outro fez e pensa no que aquela pessoa é para nós. Qual o significado que nos une. O significado prevalece sobre o acontecimento. Acontecimentos são temporários – as pessoas mudam -, o significado permanece”. Padre Fábio de Melo

No calor da mágoa, da decepção todos nós nos achamos incapazes de perdoar. Pode ser um decepção amorosa, uma briga entre irmãos, pais, amigos… a capacidade de perdoar  passa pela nossa reflexão sobre o que aquela pessoa que nos magoou significa para nós. A chance dessa pessoa mudar e rever seus atos, pelo simples fato dela significar muito para nós é resultado de nossa capacidade de amar o outro.

As pessoas mudam e podem a partir de um erro serem melhores e caberá a nós sabermos se mais importante do que um erro é o relacionamento com aquele outro. Um outro que pode ser pai, mãe, amigo, namorado, irmão. Claro que há situações em que o outro e sua atitude pouco importam, mas quando não é essa a situação mais vale refletirmos e avaliamos se vale a pena perdoar a optar por sofrer a vida inteira por orgulho.

18 Respostas to “Quem ama perdoa e quem perdoa ama!”

  1. “Quem ama perdoa”,

    Na verdade, o pardão é mais difícil de dar que o amor, no sentido que perdoar é mesmo negar sua própria identidade, personalidade e carater, recusar os próprios valores, enquanto dar amor é compartilhar seus valores com outros e aceitar as diferenças.

    Por isso, não concordo 100% com o título, porque quem ama nem sempre consegue perdoar. E ainda menos se o perdão refere-se ao próprio amor (no caso de traição por examplo).

    Acho que “Quem perdoa ama” é mais verdadeiro 😉

    Beijo,
    Matt.

  2. Voltei pra esquentar minha cadeirinha cativa!!!
    Ei lindezaaa.. que saudade daqui… nossa… seu blog é muito gostoso… de ver.. de ler… de viajar… eitah tava morrendo de saudadessss….
    Obrigada pelo carinho no meu niver… e adorei o post replicado… assim os votos foram multiplicados.. hehehe 🙂 brigadão lindeza.. de coração..
    Agora sobre seu post… nusgam… abrir mão de ser inteiro.. deixar espaço para o outro.. nossa.. é de engasgar… lindo lindo..
    Bjocas no seu coração lindeza…
    Ahhh voltei pra academia de veeeeiiizzzz!!! 😉
    + beijocas e obrigada pelo carinho e pela força!!!

  3. quem ama perdoa sim pois nega a si próprio.por forças maiores renuncia a seu orgulho,sua honra e até mesmo seu carater justo.mas quem ama naum trai!

  4. Oi, querida.
    Seu Blog está ótimo, e já indiquei para algumas pessoas.
    Haja tempo, disposição e inspiração.
    Quanto a perdoar, se seguimos a Cristo, perdoamos, mas não somos
    Ele, e então temos que viver com a mágoa e o ressentimento escondidos bem no fundo do nosso ser, ainda que tenhamos perdoado.
    Beijos
    Jane

  5. Larissa Almeida Says:

    Amotdo que Padre Fábio fala ,escreve,canta ele é um ser iluminado que me ensinou que perdoar é amar duas vezes,só assim o perdão acontece de fato.
    Seu Blog está ótimo.Parabéns

  6. Amanda Lima Says:

    Estou muito triste porque magoei muito a pessoa que eu mais amo , meu namorado !
    Ele não é um qualquer não , ele é tudo pra mim !
    A pessoa que eu quero levar comigo pra sempre!
    Lmendo esse comentário pude perceber o que ele nesse momento esta sentido a respeito á mim e neste comentario me mostrou tudo o que eu sinto !
    =[

    Parabéns !
    Que Deus te ilumine !

  7. uitas vezes o orgulho nos cega.E perdemos a chance de nos tornarmos melhor.Todos nós somos suscetiveis a erros.Ninguém é perfeito.No meu caso,preferir enxergar as qualidades que são enumeras.do que me apegar a um ato que com certeza fortaleceu mais o nosso amor.beijos

  8. verdade quem ama perdoa pois estamos no mundo d ama pessoas e perdoa.. mesmo que eles nos traiii.

  9. perdi meu amor da minha vida trai morro hoje sem ele era meu tudo minhã vida meu chão agora estou sem destino sem ele

  10. O verdadeiro amor perdoa. Àquele amor que Deus nos ensinou. As vezes a gente pensa que ama, entretanto, o que existe é uma possessividade mascarada de amor. Por isso, repito: O VERDADEIRO AMOR PERDOA. A resposta deixada por cada um dos internautas, principalmente, os que dizem que o amor não perdoa, a isso não chamo de amor. Amar e perdoar é tudo que devemos aprender na Bíblia, e com as dificuldades da vida, sem isso, não adianta saber tudo? e no final não entender nada sobre o que o amor.

  11. Perdoar vale a pena. Quem eu amo me magoo muito, cheguei a sentir tanto ódio e tanto desprezo que achei que iria explodir e de repente me veio a vontade de falar com ele e percebi quanta saudade eu sentia, embora tivesse todo o motivo para nunca mais querer vê-lo. Recebi vários tipos de mensagens que diziam: “Pare de procurar a felicidade está ao seu lado”, “Ouça”, “Paciência”… decidi ouvir emborar soubesse que a verdade me faria sofrer… explodi na frente dele, mandei-o embora… ele ficou e calmamente disse que me amava e que queria ficar bem comigo, que tinha procurado todos os meios de resolver o problema, mas não encontrara solução… vi então que ele sofria mais do que eu e que estava arrependido… quis tirar a dor que ele sentia… e mesmo eu o mandando embora e chorando ele me tratou com carinho e pediu um beijo no rosto… eu lhe disse que o perdoava e que meu amor era maior que a mágoa e a tristeza que eu estava sentindo… passado 2 meses meu coração está aliviado porque perdoei e oferecei meu ombro como apoio…não estamos juntos fisicamente, mas estamos com nossos corações unidos… Senhor, meu Pais, eu Te agradeço por ter me ensinado a perdoar, por ter me dito para “ouvir”… Obrigada

  12. izaltinaterezinha Says:

    quem tem amor em cristo Jesus
    perdoa sempre
    e fica com o coração na paz !
    mt bom este site”
    Obrigada.

  13. Thiago Baia Says:

    O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
    Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
    Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
    Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
    1 Coríntios 13:4-7

  14. clecia vieira Says:

    meu coraçao foi pisado e estou bem machucada.mas sei q vivo pelo amor de JESUS por isso vou perdoa.mas ainda doe.

  15. A maioria dos humanos ainda não aprenderam a amar incondicionalmente, amamos as pessoas fracionadamente, cada fração que não nos identificamos refletimos nossas próprias mazelas, é simples, o dia que obtivermos a paz de espírito com a consciência totalmente tranquila, conseguiremos amar incondicionalmente e perdoar ao próximo como os grandes exemplos de amor como Jesus Cristo, Gandhi, Madre Teresa de Calcutá, Sidarta Gautama, Chico Xavier entre outros.

  16. Há 5 meses atrás meu namorado viu uma conversa c um menino q conheci antes dele, o menino mora muito longe e sempre me tratou muito bem e nunca fui segura no meu relacionamento, começamos a namorar e eu continuei conversando com o outro pelo face, porque sempre fui insegura.. com alguns meses d namoro descubro q meu namorado levou uma garota de programa para a casa dele, perdoei e logo depois me falaram que ele foi a um show e eu tbm perdoei..sofri muito e ele me jurou que não fez nada com ela, daí continuei conversando com o outro menino e por me sentir tão insegura, falava q sentia saudades do outro e que ainda pensava muito nele, mas não sentia nada por ele, apenas um carinho por sempre me tratar bem.. até hoje meu namorado nunca me apresentou a família, só depois que ele viu a conversa no dia 17 de novembro de 2012, após briga e muito sofrimento, fiquei jogada na cama sem comer nada, desesperada, com a ajuda de algumas pessoas consegui levantar, fui atras dele e ele me aceitou de volta, depois disso ele se interessou em me apresentar a família, no dia 31/12, porém não fui porque queria passar o ano novo com a minha mãe na igreja. Ele resolveu continuar o namoro, após 5 meses, no dia 5/04/13 me tratou super bem de dia de tarde e a noite terminou comigo dizendo que me ama mas que nunca vai me perdoar, o amigo dele estava na casa dele essa semana, ele fala que o amigo que tem namorada não influenciou em nada na decisão. Estou sofrendo demais, corri atrás ontem pela manhã fiquei sentada na escada esperando ele acordar para abrir a porta pra mim, mas ele não quis me ouvir.. a noite voltei a procurar, ele estava na churrascaria com o amigo e eu fiquei esperando por ele, quando o encontrei ele me tratou com total indiferença, e continuou dizendo te amo, mas nunca vou te perdoar.. pedi um abraço chorando e ele recusou, saí correndo chorando. Estou muito arrasada eu o amo demais, como nunca amei, preciso muito de ajuda.. estou sofrendo demais.. não consigo acreditar no que ele fala.. te amo, mas nunca vou te perdoar.. e é mais difícil porque estávamos muito bem. Eu exclui face, acabei com todos os meus contatos, inclusive o menino que mora longe, só de avião para vê-lo, me afastei de todos os meus amigos, hoje estou sozinha. Amo demais esse homem, 1ano e 4 meses, praticamente vivendo juntos.. estou completamente arrasada.. não sei oq fazer, se continuo correndo atras se deixo ele pra lá e sigo minha vida.. será muito difícil seguir sem ele, nunca vou esquecer oq vivi com ele, meu amor por ele será eterno.

    • Querida Tatiane,
      este tipo de situação todos nós vivenciamos direta ou indiretamente, e o sofrimento da perda dói muito mais em quem a sente. Procure a ajuda de um profissional (psicólogo/psicanalista), não sei com quem se sentiria melhor, mas fortaleça-se, pois temos que nos amar, nos fortalecer e nos respeitar antes de estar com qualquer pessoa. Não se condene, tente analisar os fatos com a cabeça, mais do que com o coração, chore se precisar, mas lembre-se do quão especial você é e não deixe ninguém dizer o contrário. Tudo vai dar certo, seja ficando com ele ou sem ele. Dê tempo ao tempo, já passei por perdas também e no calor da tristeza, imaginamos que somos fracas, quando somos muito mais fortes do que pensamos. Cuide-se e, por favor, procure um psicólogo para te ajudar a viver essa fase, para que ela passe logo e sirva apenas de ensinamento e crescimento.
      Um beijo,
      Chris.

  17. O ser humano, esta suscetível ao erro, ninguém é perfeito, eu amei duas pessoas, e elas me magoarão muito, cheguei a sentir tanto ódio, entretanto hoje eu tenho certeza que eu os magoei muito mais ainda, o orgulho nos cega, e não raciocinamos direito. As vezes a gente pensa que ama, entretanto, o que existe é uma possessividade mascarada de amor, temos que analisar com cautela, ter cabeça fria, hoje com os anos de vida, com os erros no amor, aprendi a enxergar as qualidades de quem eu amo, de que eu gosto, de quem eu admiro, de quem convive comigo, e mesmo de quem não tenho afinidade. Todo mundo tem qualidade maravilhosas, falta cultivá-las e fortalecer este amor (enamorados, amigos e principal da família), amar e isso e todos os dias de nossa vida e passar por dificuldades e saber perdoar, esta e a existência de ser humano, e existência de DEUS. Não é a toa que Deus enviou anjos na nossa vida, nossa MÃE, as vezes são Pai, Avós, Tios, Madrasta e Padrasto ou mesmos os Amigos (a gente pensa que os escolhemos, mais e algo muito mais espiritual do que imaginamos), que sempre nos perdoa e ensina que O VERDADEIRO AMOR PERDOA E É PERDOADO.

Deixe um comentário

