Quem ama cuida.

homem.jpg

Assintindo o programa da TV Record,  Hoje em Dia acabei mudando completamente o tema do post de hoje. Resolvi escrever sobre um tema de grande importância para os homens, acreditando que o público do Espartilho – homens e mulheres – devem atentar para essa questão grave.

O doutor Paulo Egydio (urologista), foi convidado ao programa para falar sobre Próstata. Em 2008, a previsão é de 500 mil novos casos de câncer no Brasil. A maioria será de pele, em seguida serão os de próstata e de mama com 50 mil novos casos cada um. Estima-se que 1 a cada 6 homens sofram coma doença.

Pode-se diagnosticar a doença por exame de sangue e exame de toque – o que assussta muitos homens por preconceito. São 50 mil novos casos por ano diagnosticados pelo exame de toque. A cura, entretanto, pode ser alcançada em 90% dos casos, principalmente se diagnosticados em sua fase inicial. Mas para isso, é preciso ir ao médico regularmente.

O que mais me chamou atenção foi a frase do médico Paulo Egydio, em que destacou o seguinte problema: as mães levam suas filhas ao ginecologista bem cedo, mas os pais não levam os filhos ao urologista desde cedo e com isso doenças mais simples como a varicocele (varizes no testículo), por exemplo, que muitas vezes são desenvolvidas na adolescência (15% dos casos), só são detectadas muito tarde. O diagnóstico preventivo pode tratar o problema tranqüilamente sem que se chegue aos 30 anos e o homem tenha que passar por vários estresses para engravidar sua parceira, por exemplo.

O toque funciona como o toque nas mamas que as mulheres desde cedo fazem quando visitam o ginecologista. O urologista deve ser o médico de referência do homem como a mulher tem um ginecologista como médico de referência.

Outra informação que surpreendeu foi um caso em que o paciente sentia dores na coluna, tomou analgésico e quando foi ao urologista estava com câncer de próstata metastásico, pois o primeiro lugar que ele espalha é para os ossos. Só que ele nunca tinha feito exame antes.

Deve-se instituir no homem a necessidade de fazer exame urológico, mesmo sem sintomas. Para examinar testículo, varicocele e câncer, entre outros.  Vários casos de câncer de próstata no início, não apresentam sintomas e podem ser curados se detectados com antecedência.

Mulheres incentivem os homens de sua vida a visitar o urologista regularmente como nós visitamos o ginecologista. Mães/Pais levem seus filhos desde cedo ao médico, assim como levam suas filhas ao ginecologista.

Importante: a maior incidência de câncer de próstata está nos países desenvolvidos e principalmente em função de alimentação rica em gordura. Portanto, mantenham uma alimentação balanceada com pouca gordura e rica em produtos com licopeno, presente em frutas vermelhas: tomate, goiaba, melancia, etc. O selênio também previne e está presente na castanha do pará.

Para saber mais sobre: Varicocele ; PróstataInfertilidade Masculina

Anúncios

Uma resposta to “Quem ama cuida.”

  1. Chris,

    Obrigado pelas dicas. Quando o assunto é sério, seus posts sempre estão completos e objetivos: parabéns!

    Outro dia, fiz um exame completo por ultrasonografia. Incluia a prostata. Você sabe se esse tipo de exame tem como detectar o cancer da prostata?

    Já que a maioria dos homens evita o exame de prostata por causa do toque retal (já vi um powerpoint a respeito de uma estupidez impressionante), não sei se seria melhor aproveitar o “constrangimento necessário” para não fazer um simples toque retal, mas uma coloscopia, que se não me engano deve permitir a deteção do câncer de prostata mas também – e é o objetivo mesmo – o câncer do colo. Não me lembro da freqüência de aparicão de cânceres intestinais, mas o excesso de comida com fibras – se não me engano – favorece seu aparecimento.

    Beijos,
    Matt.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: