Dançar faz bem à alma

nu-photos-elena-vasileva.jpg

Photo by Elena Vasileva

Hoje resolvi partilhar algo em que acredito, mas que infelizmente não tenho tido tempo de praticar: A DANÇA. Para mim a dança é algo sagrado, é poesia com o corpo, é ouvir a alma. Se pudesse essa seria a minha atividade física, mas para manter a forma e conciliar o pouco tempo, como muitos, precisei optar por outras atividades.

Não há modalidade certa, mas aquela que melhor responde às suas necessidades. Em minha opinião, não há dança mais gostosa e feminina do que a Dança do Ventre – que tive que parar por enquanto -, mas uma das mais apaixonantes é a Flamenca e o meu sonho de consumo por seu charme e elegância – o Tango. Maravilhoso também praticar dança de salão, ao lado do amado então, deve ser uma delícia.

Mas por que não ligar o som e mover o corpo conforme seu coração pulsa, sem passos certos, sem técnicas, apenas por impulso de seus sentimentos? Também é uma delícia, além de gostoso e sensual. Se você pode pratique, se não pode pratique mesmo assim, em casa, no seu quarto, mesmo no final de semana…

Agora partilho um trecho da poesia de Clevane Pessoa de Araújo Lopes, cuja sensibilidade registrou a poesia da dança:

Dançar é escrever com o corpo
no espaço estendido à frente,
alongar-se,encolher-se,
rodopiar,
inclinar-se.
jogar-se em absoluta confiança
no Outro que a(m)para,
depois de centenas de ensaios…
Dançar é tocar música
com gestos,com os pés,
absolutamente sem voz,
na arrasadora maioria das vezes.
Dançar é interpretar com meneios
e oscilações impressionantes
ao nosso olhar supreso,
pois temos os pés no chão,
as nuances da mensagem,do enredo,
da palavra em das formas desenhadas
no espaço…
O corpo é o instrumento dos dançarinos:
suas mãos-libélulas,
suas mãos- borboletas,
suas mãos-colibris
escrevem versos no ar…

Leia a poesia completa em: Dançar é escrever com o corpo

16 Respostas to “Dançar faz bem à alma”

  1. Também adoro dançar!
    Dançar eleva o espírito, condiciona o corpo e melhora o humor.
    Eu considero como uma atividade complta a dança, pois melhora tudo.

  2. Thaís Justen Says:

    Ah, o Tango. Meu sonho de consumo…
    Um dia ainda vou arranjar tempo e entrar numa aula!!!!
    Beijos e até terça

    Ps.: o blog está belíssimo! 😉

  3. Amei!!!!
    Vou copiar o trecho da poesia, me apaixonei!!!!!!!!!

    bjs!!!!!!!!!!!!!!

  4. É um prazer estar em Espartilho com versos de meu poema Dançar é escrever Com o Corpo.Eu o escrevi para todos os dançarinos e o ofereci à Companhia de Dança de Évora, Portugal-além de outros.Quem desejar um livro de contos de minha autoria, solicite pelo e-mail pessoaclevane@gmail.com(“Mulheres de Sal,Água e Afins”).Enviarei gratuitamente para os dez pimeiros e-mails que chegarem.
    Belomblog, de bom gosto .Recomendarei.Clevane Pessoa de Araujo Lopes

    • Olá,

      Tenho um espaço cultural em Salvador-Bahia, promovo encontros de poesia, dança, musica, literatura e arte. Somos tbem um sebo, venda, compra e troca de livros. Gostaria de conhecer seus escritos e quem sabe firmarmos uma parceria…

      Att,
      Boa vida!!
      Gente da Praia
      Daniele

  5. A poesia é lindíssima e descreve muito bem todo o encanto e o prazer da dança.
    =D

    Amo dançar e sei que a minha vida não teria o mesmo sentido sem a dança. Com certeza faz muito bem pra alma, corpo e mente.

    O Blog está muito bonito, parabéns!

    Beeijos

  6. Muito bom! dançar é tudo isso msmo.. magia..!

  7. Débora Cristina Says:

    Quando danço me esqueço do mundo, a dança me completa…

  8. Sandreane Gomes Says:

    Amo a dança. Amo dançar. Quando danço solto o corpo no ar e sinto-me como um pássaro voando sem destino. É minha filosofia de vida. Ainda não pude começar a fazer aula de dança, mas sempre que posso estou dançando em casa mesmo. AH! É PURA ALEGRIA!
    P.S. Adorei este site. Parabéns a quem teve a idéia e iniciativa.
    Abraço.

  9. Não há expressão humana mais perfeita que a dança. O movimento do corpo, o coração a mil, os olhod fixos… a alma expande, a alegria contagia. Dançar é mais do que arte, é filosofia de vida. Amo dançar, isso é a minha vida… Por mais que a rotina nçao me permita fazer o que amo o tempo que gostaria, dentro de mim, essa paixão é fogo que nunca se apaga 😉

  10. Parabéns pelo tema, amo dançar!!!
    Acredito na fé, na ciência, e ainda na tríplice acrescentando a “dança”.

    “há a dança,
    É o encontro da alma com corpo em um momento de dedicação e amor;
    Sem percebermos nos transportamos ao o universo do prazer com notas musicais e movimentos delicados;
    Não importam a que rítmo, o que realmente importa é sentir-se feliz satisfeito ao extremo”
    A dança é um anti stress perfeito!

  11. Jana Rodrigues Says:

    A poesia é maravilhosa….descreve totalmete o sentimento de quem dança!!

    Dançar realemnte eleva o espírito!

    O blog está de parabéns e também e principalmente a autora da poesia!
    Um abraço a todos!

  12. Amei este comentario…vou compartilhar a poesia.
    Uma boa dança a todos.

  13. angélica Says:

    Eu não consigo viver sem a dança, adoro mexer meu corpo rebola com a minha centura…

  14. Youssef Al Ambik Says:

    [~]

    Querida MULHER de pés alados!
    Passei no seu jardim conforme informado!
    Tens uma bela história que fiquei encantado!
    !

    Belíssima sua página, conteúdo de muita qualidade!
    Pois tem toda a tua vida, e toda a sua intensidade!

    Deixo registrado bem aqui!
    O que neste passeio senti!

    Ela é…
    …uma menina..
    …uma bela bailarina…
    …uma adicta a disciplina…
    Ela tem…
    …pés alados que nos fascina…
    …uma lição de vida e nos ensina…
    …boa educação e respeito a doutrina…
    Ela honra…
    …Seus mestres, educadores, e a sabedoria…
    …Seus talentos, família, a amigos, e a alegria…
    …Sua história, sua vida, sua dança, e a harmonia…

    Tens a vocação e tens seus momentos!
    Poucos nascem com os seus talentos!

Deixe um comentário

