Amizades em níveis diferentes

amizade1.jpg

Não sei se isso é comum ao ser humano ou se é próprio das mulheres. Muitos defendem a tese de que não existe amizade entre mulheres, que elas seriam seres egoístas, invejosos, traiçoeiros…

Que não conseguem sustentar uma amizade verdadeira…

Discordo dessa teoria, pois nada pode ser generalizado dessa forma.

Evidentemente que a amizade entre homens, entre mulheres ou entre ambos apresenta características próprias que independem do(s) gênero(s) envolvidos. Confesso, entretanto, que ao longo da minha vida tive amizades sinceras com homens e mulheres, mas tive mais facilidade com os primeiros.

Há entre as mulheres um espírito muito forte de competição, mas eu também vejo isso entre homens. A diferença é que existem em qualquer situação NÍVEIS DIFERENTES DE AMIZADE.

Na minha opinião existem níveis distintos de amizade e o problema é que as pessoas não admitem isso. Existem amizades circustanciais – de trabalho, de copo, de academia, de praia, de shopping, de hobbies; amizades sólidas e duradouras de uma vida, de infância, de adolescência; amizades construídas na dor e fortes o suficiente para durar muito mais do que isso, etc.

Creio que as pessoas deveriam aceitar essas realidades e não querer assumir uma postura diferente da que aquela relação em questão permite. Muitos se comportam como se tivessem intimidade e liberdade para se envolver em sua vida, sem ter. Outros parecem ser amigos de toda hora e falham quando mais se espera uma atitude de parceria (é nessas horas que se descobre se pode ou não contar com o outro). A meu ver não há níveis bons e ruins de amizade, apenas diferentes…

O problema é quando não se reconhece isso e se age de maneira incoerente. A coisa mais irritante do mundo é quando alguém que não é íntimo age como se fosse. Neste caso, preservar-se é o melhor remédio.

Mas todos os “tipos de amizade” superficiais ou profundas devem ser conservadas, cabe a cada um saber colocar o limite para que um “amigo circunstancial” não ultrapasse o direito que você eventualmente possa ter dado a ele. E vocês o que pensam disso?

8 Respostas to “Amizades em níveis diferentes”

  1. Thaís Justen Says:

    Concordo Chris,

    Não acho que amizade entre as mulheres tenha que ser sempre munida de egoismo e inveja. Tenho algumas (poucas) grandes amigas e que já me provaram o valor de suas amizades.
    Já com os homens, a amizade sempre foi mais restrita, talvez por desconfiança minha, admito. Mas hoje tenho um ótimo amigo!!! E que vc conhece!!! Hahahaha

    Beijocasss

  2. Vc tem toda razão. Mas uma coisa eu digo por mim, minhas amizades durarouras são com homens. ^^

  3. Eu concordo 100%. Mas uma coisa digo por mim: minhas amizades duraroudas são todas com homens, rarissimo eu me dar bem com mulheres, não é nada com elas, acho que é comigo.

    (hm tinha postado mas nao sei o que houve)

  4. Também acho que existem amizades diferentes, e não ruins.
    Ontem(engraçado) eu ía postar sobre esse asssunto, mas não tive tempo.
    Cada pessoa tem uma importância na nossa vida, a gente é que tem que saber aproveitar isso
    BEIJOS

  5. acredito sim em amizade entre as mulheres, e entre mulheres e homens tbém.
    tudo depende unicamente da combinação das almas.

    ps: obrigada pela visita!
    volte sempre.

    Um beijO!

  6. Creio que o nível da amizade, se é que pode ser mensurado, tem relação com o grau de intimidade. E o limite desta intimidade é aquilo que ultrapassa a amizade, isto é, o amor. Amigos de sexos diferentes há aos borbotões e todos nós invariavelmente temos uma amizade um tanto quanto mais próxima com alguém de sexo diferente. Mas, se acontecer o tal do amor… aí a amizade ficará comprometida. Isto é o que eu penso.

  7. bom na minha opnião as coisas são desse geito .Muitos dizem que são amigos mais na hora que mais precisamos cade os amigos são poucos os que estão do nosso lado para nos apoiar .são poucos aqueles que podemos contar sem se preocupar que no dia seguinte o nosso nome aparece na pagina de fofocas .são poucos os que dão um ombro amigo para nos podermos chorar …
    Mais tambem existe aqueles amigos sinceros para todas as horas
    adorei esse site

  8. Achei muito interessantea ideia de amigos profundos e amigos artificiais. É bem isso mesmo, mas todos tem seu devido grau de importância! Super coincidência porque vou postar um texto, relacionado ao tema de amizade hoje…

Deixe um comentário

