Da admiração à inveja: um passo apenas!

mulher-12.jpg

Depois de tanto pensar no que escrever. Resolvi falar sobre um sentimento que ronda todos nós: a inveja.

Inveja (Desgosto ou pesar pelo bem ou pela felicidade de outrem. Desejo violento de possuir o bem alheio.)

Somos vítimas e praticantes da inveja, seja a “inveja construtiva” em que admiramos uma atitude ou uma personalidade e fazemos dela um exemplo a ser seguido. Nesse tipo de inveja não queremos que o outro deixe de ser algo, ou perca algo, apenas queremos seguir seu exemplo por admiração. Para chegar a esse ponto é preciso ter muito claro o conhecimento de si e sua auto-estima. Quando essas duas estão fracas, o sentimento pode pender para o lado negativo.

A inveja é muito presente em nosso dia-a-dia, até em rodas de “amigos” flagramos palavras, atitudes que denotam inveja e entristecem. Há várias experiências de pessoas próximas e ditas amigas que em algum momento tinham uma atitude má – de voluntária ou involuntariamente – querer estar em seu lugar e tirar algo que você possui. Para isso recomendo o filme: Desejo e Reparação.

Outrora ouvi um conhecido dizer: fulano me disse que queria ser eu. Que absurdo! Ninguém precisa ser o outro, ou querer estar no lugar do outro. Há espaço para todos, cada um tem suas próprias virtudes. O que temos que trabalhar sempre é a auto-estima, para não cultivar esse sentimento tão torpe, repugnante.

Há momentos em que nos deparamos com atitudes declaradamente invejosas em que o outro deseja realmente nos usurpar algo ou a alma…Às vezes o motivo é tão fútil e mesquinho que parece difícil compreender como alguém não é capaz de enxergar que todos nós temos capacidade de desenvolver nossas próprias habilidades e encontrar o nosso lugar.

Creio que temos muito mais chances de otimizar oportunidades se nos unimos e crescemos juntos. Se não for possível, que ao menos tenhamos a certeza de que a inveja é fruto de uma queda de auto-estima quando vemos no outro aquilo que não queremos ou não podemos ver em nós mesmos.

Como dizia Miguel de Cervantes: ” A inveja vê tudo com lentes de aumento que transformam pequenas coisas em grandiosas, anões em gigantes e indícios em certezas.”

Anúncios

9 Respostas to “Da admiração à inveja: um passo apenas!”

  1. Muito bom seus post, ainda hoje escrevi algo sobre o comportamento do ser humano e suas invejas. entre lá por favor e faça um comentário.

  2. Olá, linda.

    Me deu prazer ver que vc continuava passando pelo meu blogzinho bobo.
    Passo regularmente no teu, leio teus posts, mas muitas vezes meu humor volage e leve não me leva a comentar assunto muito profundos. Não que eu concorde ou descorde – na maioria do tempo, concordo com o bom senso, salvo quando estou com a maior vontade de me fazer de “advogado do diabo” – mas eu mantenho minha presença na web por atração pelo lado não-dito – e muitas vezes não-vivenciado – das coisas, guardando as conversas inteligentes e produtivas para minha vida social, embora muito estreita e limitada (risos).

    Mas continuando gostando de sua opinião e seus desenvolvimentos.

    Aliás, nada ver com o assunto mas encontrei la no Barra Shopping uma loja que vende maravilhosos corseletes. O preço é meio salgado, mas quem ama não conta, né? A loja se chama Fruit de la Passion e existe também uma outra loja em Ipanema se não me engano… no Rio de Janeiro, of course.

    Um beijo,
    Matt.

  3. é mesmo!
    oh sentimento presente em nossas vidas é a inveja. Ultimamente passei por um espisódio em que ela estava presente da pior forma, e acredite: foi terrível!
    Raramente as pessoas conseguem fazer de sua inveja algo construtivo, é mais fácil desejar aquilo que a pessoa tem querendo qu ela não tenha. =/

    Beijo

  4. Texto maravilhoso, li nos comentários da Grazy rs.

    Eu acredito que hajam pessoas capazes de admirar as outras e tirar algo bom disso, sem precisar partir para a destruição…

    Seus textos são otimos, você além de escrever super bem, tbm consegue se expressar de forma muito construtiva. Parabéns.

  5. Inveja é um sentimento muito desagradável. Infelizmente existem pessoas tão invejosas, que chegam a ser ridículas.
    O que devemos fazer, é deixar de lado e não nos preocuparmos com os invejosos.

    beijão

    Ps: Seu blog tá cada dia melhor.

  6. Olá Chris! Este assunto é deveras desagradável e totalmente real. A pior inveja é a advinda dos “amigos” e ou parentes. Isto porque eles estão mais próximos de nós e conhecem nossas virtudes e defeitos. Ás vezes comparo a inveja à ação do fogo de morro acima ou à água de morro abaixo: DESTRUIDORES. A inveja só desagrega. E nós somos seres que necessitamos viver em comunidades: nos doando e recebendo uns dos outros. No coração do(a) invejoso(a) não há lugar para Deus. E quem pode viver sem Ele? Parabéns pelo Espartilho. Evandro Sauerbronn

  7. gostaria de saber qual a loja no barra shopping que vc encontrou
    corselete, grata Jane

  8. […] This post was mentioned on Twitter by tatyroth, Wendel Nascimento. Wendel Nascimento said: @RafaelKawasaki Olha q tem, hein.. http://migre.me/As1s […]

  9. gostaria de saber como faço para encontrar esta loja no barra shopping , pois ja procurei , mas não encontrei, muito obrigada !
    beijos **.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: