8 de março – Dia Internacional da Mulher

70-m24spsl.jpg

O dia 8 de março, passou a ser o Dia Internacional da Mulher a partir de 1975. A Organização das Nações Unidas (ONU) dedicou o ano às mulheres, celebrando o Ano Internacional da Mulher, como faz com vários outros temas a cada ano. Foi a partir de então que a instituição resolveu oficializar a comemoração do dia Internacional da Mulher todos os anos em 8 de março.

A data, entretanto, foi escolhida em 1910 pela Internacional Socialista que dirigiu a Primeira Conferência Internacional sobre a Mulher na cidade de Copenhagen, na Dinamarca. O movimento tinha por intuito honrar os direitos das mulheres e apoiar a conquista do sufrágio universal.

No ano anterior, em 1908, celebrou-se em 28 de fevereiro, em Nova Iorque o primeiro Dia da Mulher por iniciativa do Partido Socialista da América em homenagem a um episódio trágico envolvendo mulheres em 1908.

A origem histórica da data está ligada ao dia 8 de março de 1857, quando operárias de uma fábrica de tecidos, em Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Elas ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas diárias), equiparação de salários com os homens (elas recebiam até um terço do salário de um homem, mesmo em trabalhos idênticos) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. A manifestação foi repreendida com violência e as mulheres foram trancadas na fábrica e esta foi incendiada. A consequência da tragédia foram 130 tecelãs carbonizadas.

Ainda hoje é comum as mulheres receberem: salários menores que os dos homens em cargos similares, discriminação na busca por emprego, pela possibilidade de engravidar e ter que se afastar durante a licença maternidade, entre outros. Já está mais do que na hora de mudar essa realidade. As Nações Unidas tratam da questão de gênero em várias esferas. Existe uma agência na ONU para tratar da mulher, o Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher .

Outras iniciativas da organização que acompanham as questões de gênero estão disponíveis em:

International Women’s Day

Comission on the Status of Women

Women Watch

Vejam a campanha do UNFPA de Combate a Violência Contra a Mulher

Anúncios

6 Respostas to “8 de março – Dia Internacional da Mulher”

  1. Thaís Justen Says:

    Parabéns a todas nós!!!!

    Apesar do festejo devemos continuar reivindicando a igualdade de oportunidades e salários entre homens e mulheres!!!

    Ps.: Chris, amei a foto! 😉

  2. Acho realmente importante que se lembre que esta não é uma data, em essencia, festiva, mas sim combativa, que relembre um pouco a história de luta da sociedade e, em especial, das mulheres no sentido de construir um mundo de menos exploração e preconceitos. Não é dia de (só) dar presentes, mas sim de refletir sobre tudo o que já foi conquistado e, principalmente, de tudo que ainda devem conquistar.

    Bacana o post 🙂

  3. parabéns para TODAS! Mulheres grandes, pequenas, médias. Todas conseguimos cada vez mais conquistar nossos direitos!
    Que venha o futuro, mais grandioso que o presente!

    Beijos

  4. Olá Cris!! Sim sou a mesma da de.Propósito ^^;

    Sobre o post… puxa, é incrível, todo mundo comemora o dia da mulher, na TV tem especiais, você sai na rua e ganha flores, amostras de produtos de beleza e etc… mas infelizmente parece ser um grande carnaval tudo isso, pois as mulheres ainda sofrem em diversos aspectos… é um tal preconceito sexual que não sei porque existe… =/

    Espero que nossos filhos e netos vivam em um mundo com menos desigualdade de generos, ne!

    Beijos!!!

  5. Maria Fernanda Marcelino Says:

    O dia 8 de março realmente nasceu da ação das Mulheres Socialistas, porém a história que se tornou um mito do incendio que matou 129 mulheres numa fábrica textil não tem comprovação. De fato muitos incendios aconteceram e mataram mulheres, em especial, e homens, mas não há registros de um incêncio no dia 8 de março em Nova Iorque.

  6. Somos guerreiras e batalhadoras numca devemos desirtir

    Adoro todas as mulheresdo mundo!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: