TPM – Tudo Pode Melhorar

nu-photos-yuri-bonder.jpg

 Photo By Yuri Bonder

A Tensão Pré-Menstrual (TPM) atinge as mulheres de maneira diferente. Algumas ficam literalmente de cama, anti-sociais, estressadíssimas, intolerantes. Outras ficam carentes, choronas, comilonas. Mas a verdade é que em uma sociedade como a nossa, em que as mulheres, cada vez mais, acumulam funções múltiplas (mãe, mulher, profissional, chefe, amiga, patroa, chefe de família) a TPM é um problema que precisa ser encarado por todos, inclusive o parceiro.

Os sintomas mais comuns ligados à TPM são:

    Sintomas físicos

    * Fadiga; Dor de cabeça (cefaléia); Inchaço nos pés e nas mãos; Dor nas mamas; Distensão abdominal; Cólicas; Alteração do apetite; Alteração do sono (aumento do sono ou insônia)

    Sintomas emocionais

    * Irritabilidade; Depressão ou desespero; Ansiedade e tensão; Tristeza repentina; Choro; Raiva e fúria; Alterações súbitas de humor; Dificuldade de concentração; Baixa auto-estima; Desinteresse nas atividades habituais; Falta de energia e Dor nas articulações e nos músculos.

      Normalmente, os sintomas da TPM aparecem duas semanas antes do ciclo menstrual, podendo continuar alguns dias durante o período menstrual. Não há soluções mágicas para a TPM, é preciso contar com a compreensão daqueles que convivem diretamente com as mulheres nessa época (maridos, namorados, amigos, filhos).

      O legal é começar a se observar e anotar as mudanças de comportamento que você costuma detectar nessa época, assim você consegue saber o que vem junto com a TPM e o que está ligado a sua personalidade.

      Segundo a Revista Isto é o tratamento da TPM varia entre mudança de hábitos e medicações específicas. Para sintomas leves, a orientação é dieta, exercícios físicos e relaxamento. Evitar cafeína, cigarro e álcool é indicado para quem sofre de ansiedade. Analgésicos e acupuntura são recomendados para as dores de cabeça. Já a matéria da Revista Época, revela que mulheres que tem vida sexual intensa podem ter os sintomas aliviados, dado que corresponde a uma atividade física, também recomendada no tratamento da TPM, a qual libera endorfina aumentando a sensação de prazer e bem-estar.

      Práticas que podem aliviar os sintomas:

      1) exercícios físicos que aliviam a tensão e a depressão;

      2) prefira alimentos que sejam diuréticos (morango, alcachofra, agrião);

      3) evite marcar compromissos importantes nesse período;

      4) levante sua auto-estima, arrume-se e capriche no visual nesse período;

      5) faça sexo, para aliviar o estresse e relaxar.

      Para saber mais: A relação mulheres e TPM e Aqueles dias de fúria…

      10 Respostas to “TPM – Tudo Pode Melhorar”

      1. Era você sim! Desculpaaaaaa moça! è que ainda não tinha aprendido teu nome perfeitamente Christiane 😉
        Mas, agora já sei!
        Ah, fiquei emocionada com a homenagem!! Obrigada de coração! Escrevo tão à toa que acho que ninguém lê…rsrsrsrs..
        Mas valeu viu?!
        Eu amo seu blog!
        E sobre o post: minhas TPMs são bem pesadas no sentido físico, inclusive, estou passando por ela, fiquei de cama ontem por conta da cólica. Mas fao isso que você disse, me preparo para o período. Pois não tem condições de eu machucar alguém todo mês e nem de “perder” duas semanas da minha vida.
        Beijooo

      2. A respeito do último ponto sugerido, acho que o problema é que muitas mulheres (e homens, sem dúvida) tem nojo de fazer sexo nesse período… A pena é que melhora mesmo as coisas, na medida que acelera – ou pelo menos parece acelerar – o processo e resolve o problema mais rapidamente. Comprovei, várias vezes… Agora, melhor evitar na cama… risos.

        Um beijo,
        Matt.

      3. TPM é, definitivamente, um período bem conturbado mesmo…
        E a proposta “Tudo Pode Melhorar” tem tudo a ver. É nesse pensamento que me guio para segurar a onda da TPM. Pelo menos quando percebo que estou nela, pois com um ciclo toralmente irregular, fico depressiva, ansiosa e nem sei o porque!

        Aqueles que me rodeiam e conhecem e me amam é que me informam:

        “-Acho que você está na TPM Ju…”

        E então sigo meu caminho rumo à melhora…
        Apoiando e recebendo apoio dos meus amados companheiros de caminhada…

      4. Estou fazendo uma pesquisa para dar uma aula na faculdade, o tema escolhido foi TPM, procurei informações a respeito e no seu site e encontrei o matéria de trabalho que preciso, agradeço a informação compartilhada, obrigada.

      5. obs:Material (risos)

      6. oi tudo bem, e a primeira vz q leio esse site e amei, encontrei qse tudo oq eu qria , mais acho q nao perguntaram ,pq a tpm pode ser tao agressiva, pq mexe tanto com a gente? tem algum fator importante? eu estou com ela agora , e incontrolaavel, brigo muito, faço loucuras de raiva, me ajude por favor obrigada!bjos dra!

      7. Jacilene Aguiar Says:

        Qdo resolvi procurar a materia na net, é pq eu tava realmente atacada, ô época dificil essa, sinto ate tremores de tão irritada que fico, gostaria mt de ser diferente, mas ja vi que é impossivel, tenho ataques histericos rsrsr qualquer barulhinho levo um susto enorme, gostaria de aki descobri um milagre se é que ele existe, valeu pelas dicas.

      8. Gostei muito do que li, e é importante sabermos que não estamos sózinha rsrs porque as vezes, pelo menos eu, acho que sou a única no mundo que fico louca assim, hoje estou no último dia da Tpm está querendo descer, mas, o que é pior para mim é a fase depressiva que fico, me culpo de coisas kkk até de comer o peru de natal kkk mas, sei que não faço as coisas certa, como caminhada por exemplo, que minha médica manda eu fazer e nunca faço =/ mas, vou me esforçar pra amenizar essa angustia, porque é ruim ficar assim. Desejo a todas melhoras na Tpm e quem sabe um dia descobrem algo que cure essa loucura…bjins pra vcs.

      9. minha tpm é uma merda,
        hora choro , hora to dando risada
        meu namarido pira coitado
        eu tenho q não me suporto…
        hahahahahahahaaa…

      10. comecei a perceber os meus sintomas na TPM no mês passado e o meu não eisico e sim emocional e uma droga, mas agora toda vez que meu emocional muda já sei que está opara vim e me preparo para não cair nesta armadilha que ela nos provoca.

      Deixe um comentário

