Mau humor apaga o brilho dos olhos

mulher-1.jpg

“As pessoas que se comprazem no sofrimento, que gostam de sentir-se infelizes e fazer aos outros infelizes, jamais poderão orgulhar-se de sua beleza. O mau humor, o sentimento de frustração, a amargura marcam a fisionomia, apagam o brilho dos olhos, cavam sulcos na face mais jovem, enfeiam qualquer rosto. Essa é a razão porque a mulher, que cultiva a beleza, deve esforçar-se para ser feliz. Felicidade é estado de alma, é atmosfera, não depende de fatos ou circunstâncias externas.” Clarice Lispector

Muitas vezes tenho vontade de dizer isso às pessoas, mas quando não tenho intimidade para tanto, fico quieta. O que posso fazer é dizer isso para mim todos os dias para evitar ser conduzida pelo mau humor.

Ontem foi um desses dias. Chuva, poças, atraso, engarrafamento, ônibus e carros jogando água sobre quem estava andando na calçada, lugares lotados, filas, mas repetia para mim mesma: de que adiata ficar de mau humor? O jeito é ter paciência e avisar que vai chegar atrasada, fugir da poça para não se molhar, escolher um restaurante não muito cheio, etc.

Há quem acorde todos os dias reclamando da vida e se vendo como a mais injustiçada das vítimas dessa vida… É difícil uma pessoa com tais pensamentos não contribuir para que sua vida seja mais repleta de desastres e inconvenientes ainda.

A vida é uma benção, os problemas acontecem com todo mundo, mas cabe a nós sabermos se tiraremos deles algum aprendizado ou apenas um peso insuportável que se acumula todos os dias. Só podemos mudar a nós mesmos e vale a pena mudar essa postura diante da vida.

Como disse Heloísa Pérrisé em sua coluna de hoje no TDB: Não adianta a gente perder tempo reclamando da vida. Eu detesto. Reclamar é solução para pessoas que não conseguem pensar. Tem que agir. Crias soluções inteligentes. Se pega trânsito todos os dias a solução é aprender a usar esse tempo morto.

Quando você não pode com o inimigo, alie-se a ele, completa Pérrissé. Se estiver naqueles mega engarrafamentos diários, leia um livro, ouça uma música, grave sua aula e ouça no mp3, reze, relaxe, faça uma meditação. Porque de outro jeito a gente adoece e conserva um mau humor o dia todo.

5 Respostas to “Mau humor apaga o brilho dos olhos”

  1. Paula - Intimidades Says:

    um problema e uma opurtunidade

    jokas

  2. Não sou um mau humorado de palntão, mas tem dias que nem eu me suporto hehehehe

    beijão Chris

  3. valerianakamura Says:

    Oi, Chris

    Acho que é mal-humorado só quem quer, é claro que nem sempre tudo tá bem, mas é só lembrar de algo bom que aconteceu para seu dia se tornar melhor… eu lembro do sorriso da minha filha… não tem mal-humor que fique!!!

    Bjs

  4. comentário:
    O blog é otimo! parabens… e sobre mau humor a razão esta toda em suas palavras…rs exelente observação.

  5. olá
    Não sou nem um pouco mal humorada,mas tenho outro problema:a angustia…faço de tudo para me sentir melhor,mas as vezes não da…
    gostei do blog,te convido a conhecer o meu tb…
    vlw

Deixe um comentário

