Pouco Sono e Muito Sol: vilões da beleza

nu-photo-stix.jpg

Photo By Stix

Antigamente eu queria fazer tudo em 24h, achava que dormir era perda de tempo. E, quando era criança e ia aos passeios do colégio, queria pegar todo o sol o ano em apenas um dia. Hoje meu conceito mudou e muito.

Em relação ao sol, mudou porque ele passou a ser agressivo, não aguento sol demais e prefiro ir à praia sempre nos horários saudáveis: entre 07 e 11h da manhã e depois das 16h. Além de mais saudável, é bem mais prazeroso. Quem é que aguenta o solão insuportável na cabeça entre 12h e 15h. Minha Nossa Senhora! Além disso passo protetor solar todos os dias ao sair de casa à luz do dia.

Já o sono eu passei a respeitar depois que o corpo começou a exigir. Mesmo assim ainda desrespeito muito, mas não aguento e quando durmo menos das 8 horas diárias necessárias – o corpo reclama.

“Se você é do tipo que acha que esse papinho de sol, câncer de pele, raios UVA e UVB é coisa de gente politicamente correta, ou é porque ainda não tem 25 anos ou está mesmo por fora da relação direta entre o envelhecimento da pele e a exposição ao sol. Manchinhas amarronzadas, rugas finas, flacidez, falta de luminosidade no rosto, tudo isso revela que a luz solar já deixou sua marca em você. Quem nunca tomou cuidado ainda pode sofrer com pequenas lesões chamadas queratoses actínicas (elas são rosadas, ásperas e nunca cicatrizam), que podem ser um primeiro estágio de um câncer de pele.” (Revista Boa Forma)

O sono, além de ser fator importante para a beleza, é uma necessidade vital. Quando dormimos, durante suas diferentes fases, ocorre uma série de processos metabólicos que, se alterados, afetam o equilíbrio do organismo. A pele fica feia, seu corpo fica cansado, a memória falha e até o metabolismo pode ser alterado.

O portal Bolsa de Mulher alerta que: É durante o sono profundo, por exemplo, mais precisamente nas chamadas fases três e quatro, que ocorre o pico de produção do hormônio GH, do crescimento. Entre outras funções, ele ajuda a manter o tônus muscular, evita o acúmulo de gordura, melhora o desempenho físico e combate doenças ósseas como a osteoporose. Quem dorme pouco ou mal, com o sono interrompido a todo o momento, reduz o tempo da fase profunda e, consequentemente, fabrica menos hormônio GH.

E o hormônio do crescimento tem a função importantíssima de renovação e multiplicação celular, retardando, assim, o envelhecimento. Diante desse quadro se dormir e proteger a pele dos raios UVA e UVB e do excesso de sol podem prevenir o envelhecimento, imagine o que o acúmulo dessas duas práticas erradas não fazem com sua pele. Se quer envelhecer bem, a seu tempo e não precocemente, mantendo a pele bonita e saudável é melhor ter como dois aliados de seus tratamentos de beleza: uma ótima noite de sono e proteção ao sair no sol.

Dicas importantes:

  • Durma pelo menos 8 horas/dia (mas assegure-se de que serão horas bem dormidas);
  • Apague as luzes, desligue a TV, deligue o celular e leve apenas leituras agradáveis para a cama;
  • Faça refeições leves antes de dormir;
  • Evite a ingestão de estimulantes à noite;
  • Durma em colchão confortável, mas firme;
  • Use protetor solar diariamente nas partes do corpo expostas ao sol (eu uso fator 30);
  • Quando estiver exposto ao sol, reaplique o protetor de 2 em 2 horas;
  • Beba muita água para hidratar;
  • Evite exposição ao sol (praia/piscina/etc) entre 10 e 15h;
  • Use protetor mesmo em dias nublados ou à sombra;
  • Na praia use chapéu e óculos escuros (prefira os que protegem contra os raios UVA e UVB);
  • Se estiver usando algum medicamento pergunte ao médico se podem manchar a pele;
  • Proteja-se o ano todo e não apenas no verão.

8 Respostas to “Pouco Sono e Muito Sol: vilões da beleza”

  1. Texto bem esclarecedor, nos ajuda a fazermos as coisas aos poucos,sem pressa. Coloquei um texto no meu Blog, homenageando a todos que fazem acontecer na Net. Apareça por lá.

  2. Conforme vamos amadurecendo, vamos mudando alguns conceitos, opiniões, vamos amadurecendo. Isso é muito bom.

  3. Hey, acabei de me dar de cara com esse site, e a princípio, achei muito legal, vou voltar no final de semana pra mechericar em tudo!
    10!
    Bjos.

  4. Sonia Regly Says:

    Chris, obrigada pela visita. Eu ainda estou começando, entrei agora nesse mundo blogueiro,tenho muito que aprender. Espero contar com suas dicas e ajuda.Agradeço seu carinho, seu Blog é simplemente maravilhoso e completo.Beijinhos.

  5. Obrigado pela visita pelo comentário e pelo link que colocou em seu blog. Irei retribuir.

    Beijos!

  6. Thaís Justen Says:

    Nunca fui muito fã de sol (minha cor já evidencia isso) mas sempre que vou à praia, minha preocupação é me lambuzar de protetor!!!! Diariamente costumo usar só o óculos de sol mesmo… Meus olhos são sensíveis demais à claridade…

    Ah, pra mim também são essenciais as 8h de sono toda noite. Se não for assim, de manhã já acordo cansada!!!!

    Beijos

    Ps.: O blog continua foférrimo. Essa foto de hoje então, DIVINA!!!

  7. Marcelo Navarro Says:

    Gotei muito, muito didatico o texto, Tenho uma pergunta e gostaria, se possivel, q fosse respondida: os efeitos do envelhecimento por pouco sono, sono de má qualidade ou insonia sao reversíveis se a pessoa consegue melhorar a qualidade desse sono ou isso vai depender da idade da pessoa. Tenho 34 anos e organismo muito saudavel.

  8. Marcelo Navarro Says:

    Se for preciso um email p responder a essa minha pergunta, favor enviar para: marccelonavarro@hotmail.com

    desde ja, muito obrigado

Deixe um comentário

