Ouça seu corpo com atenção

Não sei sobre o que escrever, um dia tão cheio e tão sem inspiração…

Resolvi falar de uma coisa que normalmente sentimos, mas não damos atenção. Quase diariamente após o almoço sinto uma vontade enorme de ingerir uma pequena dose de doce. Quando a TPM ataca ou a ansiedade, a vontade aumenta ainda mais.

Ao ler a Revista Nova de abril, deparei-me com uma pequena notinha muito interessante sobre o tema. Intitulada Tentações Decodificadas, tratava das mensagens que as tentações podem esconder. O desejo incontrolável por pão ou massa pode significar que você não se alimentou o suficiente. O desejo por carboidratos é uma forma do corpo gritar por energia.

O desejo por doces ou chocolate (minhas grandes tentações) pode esconder a carência de proteínas. Na ausência desse nutriente o corpo anseia por um combustível potente que possa elevar a taxa de glicose. Segundo a reportagem, a alternativa é tomar um copo de leite que repõe cerca de 31% das necessidades diárias de proteína.

O desejo por salgadinhos pode camuflar uma desidratação. O organismo anseia por algo salgado no intuito de segurar a água ainda existente no organismo. Solução alternativa: tomar um suco refrescante. Lembre-se que o sal retém líquidos e pode causar outros problemas.

Achei superinteressante, pois muitas vezes deixamos escapar esses “gritos” do organismos e acabamos camuflando probleminhas que podem levar a graves distúrbios no futuro.

 

Anúncios

5 Respostas to “Ouça seu corpo com atenção”

  1. Priscilla Says:

    Eu não sei se encaixa nos desejos do corpo, mas eu sempre bocejo quando vejo alguém fazendo isso e também sinto uma vontade incontrolável de escover os dentes ou lavar as mãos quando vejo alguma coisa nojenta. A minha mãe é ainda pior porque ela simula que está comendo quando alguém come na frente dela. Só Freud explica!

  2. Chris,
    Eu acho que é atá natural esta vontadezinha de cortar o sabor da comida salgada com um docinho. É mais ou menos aquela coisa de contrabalançar ou equilibrar o paladar. Isto talvez também seja cultural e meio veio à memória a idéia da sobremesa, que era quase um merecimento que o anfitrião servia aos seus convivas por terem “aprovado” o repasto. Posso até estar enganado ou errando por omissão, pois há muito tempo eu li um livro sobre a história social da comida e dos alimentos.

    Não entrarei no mérito científico da coisa. O meu objetivo foi apenas citar o lado cultural do paladar, que até pode ser enganado com o uso de temperos. E se não fosse por causa da pimenta, que ajudava a “enganar” o paladar da carne já não muito comestível, muito provavelmente os portugueses não sairiam a navegar por mares nunca d´antes navegados e dobrado o Cabo da Boa Esperança, no intuito de obter enormes lucros com a venda deste condimento. Por isso estamos aqui falando esta língua tão saborosa. 🙂

  3. Engraçado, quando como alguma coisa doce ficou louca pra comer algo salgado em seguida.

  4. oi, chris!

    é td verdade o q dissestes aqui…

    o nosso corpo responde às faltas e aos acessos!
    nós, o casalqseama, somos mt ligados à quallidade
    d vida, esporte, saúde, alimentação adequada, etc.
    por isso até resolvi fazer uma (outra) faculdade para
    entender melhor esses assuntos e vale mt a pena…
    o q seremos amanhã depende do que fazemos com
    o nosso corpo e mente hj!

    tomamos a liberdade d linká-la…
    estaremos sempre aqui a degustá-la!

    rsrsrs

    bjs carinhosos do casalqseama*

  5. Caramba…
    Sabe que nunca ouvi falar sobre isso????
    Minha mama sempre fala, mas ela é mais literal e menos científica, tipo desejo de comer algo deve ser atendido pois seu corpo sente falta daquilo, logo chocolate fica liberado pois sempre desejo…
    Mas realmente nunca havia pensado nisso…
    Vou procurar essa revista para ler mais sobre o assunto!
    Bjuxxxx

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: