Em cada dieta um propósito

Photo by Martin Zurmuehle

O portal Bolsa de Mulher trouxe uma matéria muito interessante sobre vários tipos de dieta, intitulada Em busca do corpo ideal, texto de Ariane Bomgosto. Há dieta para emagrecer, para ganhar massa, para enrijecer, todas elas com frequências e combinações próprias de injestão de alimentos. A hidratação, como já foi dito inúmeras vezes aqui no Espartilho, é fundamental em todas as diferentes vertentes.

As recomendações são claras: muitas fibras e redução no sal para quem quer emagrecer; mais carboidratos e proteínas para quem quer ganhar massa muscular. Já para quem quer diminuir a flacidez (enrijecer), a dica é primeiro atingir o peso ideal, evitando alimentos gordurosos, industrializados e açúcares. Neste último caso, dê preferência a alimentos ricos em vitamina A (encontrados em: vegetais de cor laranja e folhas verde-escura – como cenoura, caqui, brócolis, espinafre, rúcula) e a grãos integrais, carnes magras e leite, que são fontes de vitaminas do complexo B e auxiliam na integridade da pele.

Vou reunir aqui algumas dicas apresentadas no texto, para a redução da gordura localizada e combate à flacidez e outras para enrijecer a musculatura.

Como combater a flacidez e a gordura localizada

  1. Consuma menos calorias e reduzindo principalmente a ingestão de gorduras e alimentos gordurosos. Substitua algumas carnes vermelhas por carnes brancas de peixes ou aves. Prefira ingeri-los grelhados, cozidos ou assados, em lugar de fritos;
  2. Prefira frutas no lugar de doces e evite principalmente os mais gordurosos e muito calóricos (recheados, creme de leite, chantilly, chocolate). Caso não resista a adoçar a boca prefira doces feitos de frutas;
  3. Evite os molhos gordurosos, preferindo sempre os mais simples, como o de tomate, por exemplo;
  4. Prefira alimentos integrais, que ricos em fibras e regularizam o intestino, auxiliando na excreção do excesso de gorduras e colesterol da dieta;
  5. Evite ingerir sal em excesso, pois tal prática retém de líquido no organismo;
  6. Mastigue bem os alimentos, para que o processo digestivo seja mais lento e a sensação de saciedade aumenta;
  7. Faça várias refeições ao dia em pequenas porções, isso facilita a digestão. Seu apetite será menor e o organismo mandará menos reservas para os depósitos de gordura.
  8. E a clássica dica: Beba pelo menos 2 litros de água por dia para melhorar a circulação e seu o funcionamento do intestino.

Agora as dicas de como aumentar a massa muscular:

  1. Alimente-se depois do exercício, pois ajuda na recuperação de seus músculos e repõe as fontes de energia;
  2. Tente fazer de 5 a 6 refeições por dia: café da manhã, lanche, almoço, lanche, jantar e um lanche antes de dormir. O fracionamento ajuda no controle do apetite;
  3. Evite ficar mais de 2 horas em jejum;
  4. Coma devagar e mastigue bens os alimentos, para melhorar a digestão;
  5. Prefira os carboidratos. Massas e pães são ótimas fontes energéticas. Mas dê preferência aos pães integrais, pois além de nutritivos, são ricos em fibras e vitaminas do complexo B;
  6. Incremente os lanches com cereais integrais, aveia, linhaça, etc;
  7. Adicione passas, castanhas, torradinhas às saladas;
  8. Aumente gradativamente a quantidade dos alimentos nas refeições, para que aumente a capacidade de armazenamento do estômago;
  9. Evite “beliscar” antes das refeições principais, isto pode afetar seu apetite.
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4 Respostas to “Em cada dieta um propósito”

  1. Eu belisco muito, à vezes perco a fome.Vc deu dicas sensacionais.Linkei seu espartilho, gosto de vir aqui, sempre cresço um pouquinho com seus posts.Beijinhos.

  2. oi, chris…

    dicas perfeitas!
    a maior dificuldade q as pessoas encontram em alcançar o objetivo do corpo ideal é a indisciplina…

    sou prova viva d q fazer a dieta regular e fielmente é totalmente possível a satisfação desejada. as pessoas tê q ter consciência q a alimentação é hábito e o mesmo funciona seguindo-o corretamente… ao passo q o corpo se acostuma com a ingestão d certos alimentos e o horário desta, ele pede! como citei em um outro post seu, o corpo age e reage ao q fazemos com ele.

    boa sorte a quem se propõe a alcançar o corpo ideal!

    bjs da fê

  3. Concordo com a Sonia, seu conteúdo é mto bom… adorei o post e adoro o bolsa mulher.

  4. Faço musculação sempre, sou magra, e sou muito flacida, como de 3 em 3h sempre, não sei oq ue acontece comigo, que medico eu pdoeria procurar pra me ajudar?

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