Cortejo na cerimônia…

Acabei de ler no Dicas para Casamento uma curiosidade bastante interessante: por que a noiva fica do lado esquerdo do noivo?

“A razão da noiva ficar sempre do lado esquerdo do seu noivo tem sua origem entre os anglo-saxões. O noivo temendo um ataque dos dragões e outras ameaças, deixava sempre o braço direito livre para sacar a sua espada. 

Por isso a noiva entra sempre do lado direito do seu pai, e na frente, faz a troca do buquê da mão direita para a mão esquerda e se posiciona para o lado esquerdo, pois o noivo a espera do lado direito do altar.”

A ordem de entrada na Igreja pode variar, em alguns casos o noivo entra antes de todos, em outros entra por último, fecham-se as portas para esperar a entrada da noiva. Vejam abaixo uma ordem de entrada:

O noivo com a mãe, seguidos da mãe da noiva com o pai do noivo e pelos padrinhos. Um casal de padrinhos do noivo, seguidos de um casal de padrinhos da noiva. (Isso hoje é meio proforma quando o casal mistura amigos de um com de outro). No altar os padrinhos do noivo ocupam o lado direito e os da noiva o lado esquerdo.

No cortejo as madrinhas ficam do lado  esquerdo dos padrinhos. A seguir entram as damas e pajens, meninas à esquerda dos meninos.

Por fim, chegam a noiva e seu pai. Ela é a ÚNICA a entrar do lado direito; na falta do pai ela pode entrar sozinha, ou com um irmão. Quando os dois chegam ao altar, o noivo deve se dirigir à noiva, cumprimentar o pai dela ou quem a acompanhar até o altar) com um aperto de mão e estender a mão à noiva. Ao receber a mão da noiva, o casal se dirige ao altar e o pai da noiva se dirige para o lado esquerdo, junto à mãe da noiva. Ao final da cerimônia, o noivo oferece seu braço direito à noiva, saindo pelo corredor central, seguidos das damas e pajens, pais da noiva e do noivo e casais de padrinhos intercalados.

Alternativas para damas e pajens:

Podem entrar junto da noiva (antes dela) ou antes da benção das alianças. Alguns fotógrafos pedem que eles não fiquem exatamente na frente da noiva, pois atrapalham na fotografia.

Outras curiosidades, clique aqui.

 

Anúncios

3 Respostas to “Cortejo na cerimônia…”

  1. rsrsrs,
    interesantíssimo;
    infelizmente muitos noivos não estão mais dispostos a sacar a espada para defender a noiva.

    b.e.i.jo..s.

  2. Que interessante o seu blog! Amei!
    Qdo puder, dá uma olhada no meu. Nossas questões femininas precisam ser bem mexidas para saber por onde andamos…
    Bjsss
    http://saltoplataforma.blogspot.com/

  3. Adorei!
    Meu namorado diz que sempre prefere ficar do meu lado direito, vou comentar esse post com ele!
    rsrsrsrsrs….

    beijo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: