Basílio, a decepção

Ontem, assisti, depois de tanto esperar ao filme Primo Basílio, com Débora Falabela, Glória Pires, Reinaldo Gianechini e Fábio Assunção. Para quem não conhece a história, trata-se de uma adaptação do livro de Eça de Queiroz, publicado em 1878. Na adaptação da Globo Filmes a história se passa na São Paulo da década de 1950.

Foi uma decepção, talvez porque esperasse um filme excepcional. Achei bastante fraco, tecendo elogios apenas para a atuação de Glória Pires que está inacreditavelmente feia e envelhecida no papel. Débora Falabella é ótima atriz, atua muito bem como Luísa, mas nada que fuja ao que vemos em seus outros personagens. Fábio Assunção está bem melhor do que nas últimas novelas, uma surpresa. Gianechini, por sinal, está péssimo na atuação. Mas, valeu a intenção de conhecer a história.

Para quem ainda não conhece, um resumo abaixo, mas no filme a história muda um pouco.

 O Primo Basílio conta a história de Luísa, jovem sonhadora e ociosa da sociedade lisboeta, que acaba envolvida por Basílio, seu primo, com quem se reencontra, após anos de distância. Achando-a sozinha, já que Jorge, o marido, viajara a negócios, Basílio serve-se de toda a sedução e galanteios, até levá-la a se envolver profundamente consigo, tornando-se sua amante. Juliana, a criada, descobre a corres­pondência trocada por ambos e chantageia a patroa.

Após sofrer muitas humilhações e ter que se submeter aos caprichos da crudelíssima criada, Luísa consegue, ajudada por um amigo, reaver as cartas e, Juliana, pressionada a entregá-las, ante as ameaças, acaba morrendo do coração. Após tanto sofrimento, Luísa adoece. Basílio, de há muito, encontra-se longe de Lisboa. Jorge regressa ao lar. Certo dia, chega uma carta do primo para a esposa e o marido intercepta a correspondência e toma conhecimento de tudo que ocorrera.

Desesperado e sofrendo demasiadamente, ainda assim Jorge resolve perdoar Luísa. Ela, no entanto, piora muito ao saber que o marido descobrira tudo o que fizera de errado, e vem a falecer. A reação de Basílio, ao saber da morte dela, é de pesar, por ter perdido sua diversão em Lisboa.

Fiquei louca para ler o livro, deve ser muito mais interessante!

Anúncios

6 Respostas to “Basílio, a decepção”

  1. Cris,
    Concordo com você em gênero, número e grau!
    Assisti correndo, logo que o filme estreou nos cinemas e também me decepcionei… Talvez por esperar muito…
    Agora o livro, vale muito a pena! A riqueza de detalhes é excepcional… Você consegue se sentir na pele de todos os componentes da trama…
    Leia que você vai adorar!
    Bjôoooo

  2. Paula - Intimidades Says:

    nao vejo filmes de livros que gosto e sempre uma decepçao

  3. Oi Chris!
    Eu gostei do filme.
    Talvez por tratar-se de cinema nacional, eu seja um tanto indulgente, pois sempre espero o pior…
    Mas não li o livro, então não sei dizer se foram fiés à história original.
    Beijo! 🙂

  4. Linda, teu espaço aqui está cada vez melhor, tanto em imagens quanto em conteúdo. Parabéns!
    Beijos Doces,
    Pitanga

  5. oi Chris!!

    passei prá te avisar:
    tinha colocado os 2 selos que vc me presenteou na barra lateral do Eroticidades e agora atualizando o site aproveitei e atualizei as informações dos selos que estavam sem referência.

    Agora coloquei o nome da pessoas e do blogs que me presenteou com os selinhos.
    Depois passa lá e olha a barra, tá bom?!

    beijão
    e obrigada sempre pelo carinho com meu blog
    😉

  6. Parabéns pelo blog. Sério. É rato hoje em dia encontrar um blog que possua… conteúdo!! Curti mesmo e virarei assíduo, ok? Aliás, acho que pode rolar uma interação bem legal entre nossos blogs. Acessa lá, lê os posts, comenta… Confere, no mínimo, te identificar com algum post tu vai. hehehe (Jurandir)

    – O Equilibrador de Pratos –

    O que os homens pensam?
    Relacionamentos. Teorias. Discussões. Comentários. Mulheres. Sexo. E pratos equilibrados em varinhas. Bem-vindo à vida real.

    3 amigos (B. Sacamano, Hannibal e Jurandir, pseudônimos, claro) que resolveram fazer um blog tratando de assuntos que abordam o “Universo Homem + Mulher = Relacionamentos”. Retrata todos assuntos citados acima, com textos bem escritos, humorados, ácidos, sarcásticos, irônicos e, sinceros ao extremo. Vale dar uma conferida. E que atire a primeira pedra quem não se identificar com algo.

    Blog: http://www.oequilibradordepratos.blogspot.com
    E-mail: oequilibradordepratos@hotmail.com
    MSN: oequilibradordepratos@hotmail.com

    PS: por que o nome “O Equilibrador de Pratos”? Entre no blog e descubra. Será um “soco no rim”. No bom sentido, é claro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: