A importância do SONO

Photo by Павел Киселёв

O sono é uma das etapas mais importantes de nosso dia-a-dia, mas nem sempre damos a ele a devida importância. Trata-se também de uma das fases do dia mais suscetíveis a mudanças e transtornos em função da rotina diária de ansiedade, estresse, correria, preocupação, etc.

Um informe publicitário dos colchões ORTOBOM trouxe uma série de observações bastante interessantes para ser considerada por todos nós que nos preocupamos com bem-estar, beleza, saúde e boa forma. Enquanto dormimos o nosso organismo trabalha incansavelmente por nosso repouso, bom humor, descanso e até beleza. Veja alguns dos benefícios que uma noite bem dormida pode trazer:

  1. Apetite em equilíbio: durante o sono o organismo libera maior dose de leptina, hormônio que controla a sensação de saciedade e mantém as pessoas longe dos ataques às geladeiras durante a madrugada.
  2. Combate à flacidez: mesmo na fase adulta, o hormônio do crescimento é produzido durante o sono (em doses menores do que quando criança). Esse hormônio evita a flacidez muscular e garante vigor físico.
  3. Fim do estresse: uma noite bem dormida evita que o organismo acumule altas doses de cortisona, hormônio que é produzido pelas glândulas supra-renais e liberado em situações de estresse, contribuindo para o mau-humor depois de uma noite em claro.
  4. Imunidade: durante o sono o corpo libera interleucinas, substâncias que ajudam o organismo a se defender de invasores – vírus e bactérias!
  5. Combate aos Radicais Livres: enquanto dormimos, nos livramos com mais facilidade desses radicais livres, que podem causar envelhecimento precoce e até tumores.
  6. Boa Memória: o sono interfere na regulação térmica do cérebro, função essencial para o bom funcionamento dos mecanismos de memória e da vida psíquica.

As posições corretas de dormir (essa parte é a mais difícil, rsrs!):

  • De lado: é a melhor postura! Mas, deve-se colocar um travesseiro que preencha o espaço entre o ombro e a cabeça. É recomendável abraçar um travesseiro e colocar uma almofadinha entre os joelhos.
  • De barriga para cima: é uma posição aceitável, mas recomenda-se um travesseiro não muito alto e deve-se colocar um apoio (almofada) abaixo dos joelhos, o que ajudará a manter a coluna reta.
  • De bruços (minha predileta e acho que de metade da população mundial!): é uma posição não recomendável (snif!). Diz-se que nessa posição não há como evitar uma lesão na coluna cervical, que pode criar contraturas no pescoço dificultando o relaxamento e o sono profundo.
8 Respostas to “A importância do SONO”

  1. Eu durmo de ladinho, com um travesseiro confortável no pescoço, agarrada ao meu ursinho e um travesseirinho infantil nos joelhos!!!
    kkkkkkkk
    Durmo na melhor posição e nem sabia!
    Deve ser por isso que durmo como um anjo e como diz minha familia, durmo primeiro e só depois deito a cabeça no travesseiro!

    Bejuxxx

  2. Sr. Insônia Says:

    Alguma recomendação pra quem não consegue dormir ? 🙂

  3. Vê Barros Says:

    Era tudo o que eu precisa… Uma boa noite de sono! Mas como conseguir deitar a cabeça no travesseiro e não lembrar das dores que machucam no dia a dia? Não tem posição que me ajude viu!

    Bjs.

  4. E o que eu faço no meu caso, que durmo (muito) mal, as vezes com noites de insonia, e malemal quando consigo durmo de barriga pra cima e quando acordo estou ou de barriga pra baixo ou dela, mas sempre de ponta cabeça, ou atravessado na cama? rs….

  5. lendo seu post, me lembrei que cama, tambem é um lugar muito bom para se dormir.
    Tenha um belissima semana, e desculpe a brincadeira
    Maurizio

  6. Ai que deliciaaaa… vontade de dormirrrr!!!!
    GrazaDeus dormir é algo que eu sei fazer.. e faço muito bem… e olha que durmo de ladinho.. com travesseiro nas pernas e tudo mais… enfim eu fiz algo certo.. e nem sabia.. 😛
    Bjão lindeza..

  7. Nem me fale em sono!
    Sofro demais com a insônia! ;(
    E eu durmia de bruços mas agora me acostumei a ficar de barriga pra cima…Mas, sem a almofada!
    Há um bom tempo que eu sei essas tais maneiras, mas não consigo ficar com a almofada, até porque, me mexo demaaaaaaaaais quando estou a dormir!

    beijos moça!
    saudades de você no meu blog, nunca mais apareceu! Desgostou? Pode falar, o que devo melhorar lá?

  8. Eu não tenho esse problema eu dormo muito bem.

Deixe um comentário

