Câncer do Colo do Útero – Previna-se!

Photo Valisere

O que é HPV? É a sigla do Papilomavírus Humano. Há mais de 100 tipos diferentes, mas alguns (quatro tipos) são causadores do câncer do colo do útero: HPVs 16, 18, 31 e 45 (Causam 80% dos casos de câncer na região).

Câncer do Colo do Útero: afeta 500 mil mulheres/ano e mata 250 mil (50% delas). è possível curar se detectado no início, mas grande parte das mulheres só descobre em estágio avançado, porque não faz exames regulares no ginecologista. Mulheres, previnam-se!

Transmissão: por contato direto pele a pele.

Prevenção:

  1. Exame Papanicolau (anual ou semestralmente). Em alguns casos o médico pode pedir uma colposcopia, exame que permite visualizar lesões mínimas que podem evoluir para tumor;
  2. Contato Sexual é a forma de contágio. Usar preservativo ajuda muito, mas não garante 100% de proteção contra o HPV, pois mesmo sem penetração, pode haver contágio pelo contato com a pele. Camisinha: fundamental para proteção contra várias doenças sexualmente transmissíveis (DST) e contraceptivo eficaz.
  3. Vacina. Já existe a vacina contra o HPV. Atenção: a vacina não exclui a necessidade de exames ginecológicos periódicos, ao menos 1 vez ao ano.

Veja mais informações em Evite o Câncer.

Perguntas e Respostas sobre HPV: Quiz

Onde se Vacinar? Veja aqui

HPV:

  • O que é? Um vírus;
  • O que causa? Câncer no colo do útero;
  • Contágio: relação sexual e contato com as áreas lesionadas;
  • Quem já teve pode e deve ser vacinada, pois a vacina protege contra mais de um tipo de HPV.

Adaptado do Informe Publicitário na Revista Nova de Setembro, da Glaxo Smith Kline. Saiba mais sobre o HPV.

16 Respostas to “Câncer do Colo do Útero – Previna-se!”

  1. Ótimas informações!
    Eu sabia pouca coisa sobre o HPV!
    Vou atrás de vacina, afinal, todo cuidado é pouco!

    beijo

  2. gente , pelo amor de deus me respondaaa
    eu tenho hpv 3, isso é cançer???
    eu estou muito preuculpada, ja nao sei o que fazer!!!!!
    preciso de alguma respostaaaaaa

  3. Sofia, procure um médico. Somente ele pode te informar.
    Bjos.

  4. a eficacia da vacina contra o cancro do colo do utero diminui se uma mulher tiver uma vida sexualmente activa?

  5. Eu estava fazendo 1 trabalho d bilogia ajudow muito vlw

  6. Essa vacina do HPV vai ser doada para o SUS?

  7. TENHO UMA CONHECIDA COM CANCÊR DO COLO DE UTERO ELA ESTA SUPER FRACA VER AS COISA TOTALMENTE PROXIMO DELA E NÃO CONSEGUE MAIS ANDAR .ISSO É O ESTADO JÁ PROGRESSIVO DA DOENÇA?

  8. Mag, sinto muito, mas somente um médico pode te dizer isso. Não tenho conhecimento técnico nessa área. Melhor perguntar a um médico oncologista.

  9. elizete niada Says:

    quero acrescentar uma informação importante pois tive cancer por HPV, estava alojado no canal, os médicos não costumam pedir exame do canal preventivamente, é um erro grave pois quando aparece por fora do útero já está adiantado, quando surgir um quadro de Agus, exija este exame se a lesão estiver em volta do orificio de entrada do útero pois enquanto não aparece NIC 3 no exame eles não pedem o exame do canal, tive mestástase de linfonodos pela demora do diagnóstico, fui inclusive, encaminhada ao psicologo pois insistia que “algo” estava errado comigo e os médicos não aceitavam, perdi todo o meu aparelho reprodutor e mais a saude pois após os tratamentos todos, ficam as sequelas

  10. Gostaria que tivese fotos do utero em todos os aspequitos. ficara melhor pra gente saber como é´mais ou menos a doença.

  11. Minha mãe tá com esse câncer maldito, contraiu quando tinha 24 anos, ficou curado a primeira vez, apareceu de novo nela ficou curada a segunda vez, e agora para a tristeza de todos apareceu de novo e dessa vez veio muito forte forte q ela ñ aguentou, hoje ta enternada no hospital todos os médicos ja despacharão, ja fez hemodialize + o médico ñ deu esperança disse q é pra família ficar todo tempo do lado q qualquer hora DEUS pode levar,eu como filha tô mioto triste de saber q minha mãe ñ vai durar muito tempo, + é isso mesmo o que tiver q ser será.Rezem por nós voces q estiverem lendo

  12. Essa vacina era pra ter saído a muito tempo atrás agora pra minha mãe ñ adianta +

  13. Ana Paula Says:

    Oiii tudo bem??

    Estou fazendo uma pesquisa junto ao Hospital Ibcc para meu trabalho de conclusão de curso do centro universitário são camilo. Estou procurando mulheres que tiveram cancer de colo de utero há 3 anos ou mais e que fizeram o tratamento de radioterapia. é uma pesquisa simples onde a pessoa responde há 2 questionários: um sobre qualidade de vida e outro sobre a sexualidade. O meu objetivo é avaliar as possiveis alterações sexuais após a radioterapia e a atuação da fisioterapia. Se vc puder me ajudar a divulgar ou até mesmo participar eu agradeço. Desde já agradeço sua atenção!! Bjos

  14. edna zavon Says:

    É o homem quem transmite o virus para mulher?
    Se a resposta for afirmativa, qual exame o homem deve
    fazer para saber se carrega o virus HPV?

  15. hola amigos un favor nesecito fotos inpactantes videos si es posoble del cancer y enfermedades cronicas soy estudiante de chile gracias

  16. CRISTIANE Says:

    EU TENHO NIC 3, DESCOBRI POR VIA PARTICULAR. FAS UNS 5 ANOS
    QUE APARECERAM OS PRIMEIROS SINAIS(VERRUGAS) CAUTERIZEI E OS MÉDICOS IGUINORARAM. SEMPRE FIS O ESAME PAPANICOLAU PELO SUS, UMA VES AO ANO,E NUNCA APARECEU NADA. ATÉ QUE EU VI UMA REPORTAGEM NA TV QUE TODA A MULHER TEM QUE FASER COPOSCOPIA,COMO NÃO CONCEGUI CONVENCER OS MÉDICOS DO SUS,
    PAGUEI UMA CONSULTA PARTICULAR, NO QUE A DOUTOURA ME EXAMINOU ELA LEVOU UM SUSTO DISSE QUE EU TINHA UMA MANCHA NO COLUN E ERA GRANDE, E UMA COISA ELA DISSE “TODA A MANCHA DEVE SER BIOPCIADA “. AGORA ESTOU ME PREPARANDO PARA CIRURGIA. DESCUIDO OU POCO CASO? DEUS ABENSOE A TODOS!

Deixe um comentário

