Cauterização Capilar

nu-photos-prozrachniyPhoto by Prozrachniy

Iniciei há uns 20 dias um pacote de cauterização capilar no salão (Studio Glamour) que costumo frequentar aos sábados. Fiz na primeira vez a cauterização Alfa Parf e quinze dias depois a cauterização “Five Step” da L´anza. Confesso que amei o resultado da segunda.

Para que serve a cauterização?

Trata-se de  uma reestruturação capilar. A cauterização ou plástica capilar, é um tratamento que faz a cicatrização das cutículas do cabelo através de hidratações com produtos especiais.

A principal função da cauterização é recuperar a elasticidade do cabelo, já que o tratamento age do córtex até as cutículas, por dentro do fio. Ou seja, a cauterização é uma hidratação profunda que sela as escamas dos fios e suaviza as pontas duplas, o que permite eliminar o aspecto arrepiado dos cabelos.

Queratina

Um dos principais componentes do cabelo é a queratina. Quando os fios perdem esse nutriente ocorre um desgaste da fibra capilar, os cabelos ficam secos, quebradiços, porosos e sem vida. A cauterização é uma técnica para repor essa queratina perdida.

A queratina é o componente essencial do fio, formado por aminoácidos que preenchem as fissuras e recompõem a fibra do cabelo. Além disso, a queratina penetra na cutícula do cabelo, hidratando e restaurando fio a fio, devolvendo a maciez, o brilho e repondo a queratina natural do cabelo.

Como é feita a cauterização capilar?

O tratamento de cauterização pode ser feito em salão ou em casa. Para obter um resultado mais eficiente, principalmente em cabelos mais ressecados, o ideal é que seja feito por profissionais em salão. Para manter os cabelos sempre hidratados, o procedimento pode ser feito em casa com kits de cauterização disponíveis no mercado.

No salão, a cauterização é feita por etapas:

  • Os cabelos devem ser lavados duas vezes com xampu anti-resíduos para abrir as escamas e prepará-lo para a máscara de hidratação.
  • Antes de receber o creme, é importante secar com uma toalha para tirar o excesso de água.
  • Depois, os cabelos são separados em mechas para receber o creme e um reestruturador à base de colágeno. Deixa-se agir por 20 minutos e então enxágua-se.
  • Após retirar todo produto, é aplicado um composto a base de queratina.
  • Assim que todo o cabelo receber a queratina, novamente mechas serão separadas para serem secas com secador. Em seguida, passa-se a chapinha para a queratina penetrar nos fios com maior eficiência.
  • Para finalizar, os cabelos recebem óleo de silicone para abaixar ainda mais os fios, principalmente os novos.

Vale lembrar que cada cabelo requer um tipo diferente de hidratação, pois cada tipo pode apresentar diferentes graus de ressecamento ou estrutura. O profissional deve analisar as necessidades do fio e determinar o método a ser usado.

É importante que essa técnica seja sempre conduzida por um profissional qualificado.

A cauterização é recomendada para quaisquer tipos de cabelos, principalmente para fios muito danificados, ressecados, com pontas duplas, quebradiços, desidratados por tinturas ou por uso excessivo de secadores e escova definitiva.

Fonte: Dicas de Beleza

Saiba mais sobre os produtos:

L´anza

Alfa Parf

Paul Mitchell

Quem mais já falou sobre o tema:

House of Beauty

Encaracoladas

Bolsa de Mulher

Cazza Hair

Anúncios

7 Respostas to “Cauterização Capilar”

  1. […] porosos e sem vida. A cauterização é uma técnica para repor essa … fique por dentro clique aqui. Fonte: […]

  2. Jaqueline Says:

    Fiz um relaxamento e depois fiz uma escova em seguida ms ele ficou muito resecado e quebrado como se tive-se queimado o cabelo e ficou tod seco,o que eu faço faço uma cauterização capilar ou uma hidratação tem so dois dias.me manda uma resposta.

    • Jaqueline, é melhor você procurar um cabeleleiro de confiança e não pechinchar. Há muitos cabeleleiros sem ética, que colocam qualquer coisa na cabeça das pessoas. Use produto de marca boa. Eu gostei muito da cauterização da Alpha Parf, da Kenza e da Lanza. Mas eu nunca fiz relaxamento, então cada caso é um caso. O ideal é procurar um bom profissional e perguntar a ele. Boa sorte. Beijos, Chris.

  3. sem duvidas voce deve fazer uma boa cauterizaçao a frio da redken ou um quimi repair sao tratamentos maravilhosos

  4. Jaquelline Costa Says:

    Oi Jaqueline estou fazendo curso de cabelereiro e a cauterização vai ajudar muito no aspecto ressecado do seu cabelos a hidratação so vai repor agua que seu cabelo perdeu Ja cauterização vai mais a fundo hidratando e deixando macio, ja fiz na minha mãe e na minha irmã elas adoraram,voce também vai gostar. Boa sorte.

  5. Jéssica Porto Says:

    Meu cabelo sempre foi crespo. Quando criança meu cabelo era muito cacheado mas com o passar dos anos, meu cabelo já não permanece mais cacheado como antes. Se eu chego a prender o cabelo o mesmo perde todo o pouco cacheado que tem.

    Já fiz relachamento duas vezes. Até que adiantou mas não quero passar a vida toda dependendo disso.
    Mas agora meu cabelo está seco, quebradiço e com muito frizz. já troquei de creme para cabelos várias vezes. Mas parece que meu cabelo não consegue reter a hidratação.

    O que eu faço?
    Será que uma Cauterização resolveria parte do meu problema.
    Adoro cabelo cacheado e quero ter meus cachos de volta.

  6. Boa tarde

    Queria fazer a cauterização mas não sei onde se faz no Porto. Alguém conhece?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: