Mulheres do Planeta

Thomas Doering

Thomas Doering

Acontece em São Paulo entre os dias 11 de maio e 11 de julho de 2009, a exposição Mulheres do Planeta de Titouan Lamazou.

A mostra reúne fotos, pinturas e vídeos de refugiadas, camponesas, operárias, artistas, professoras. Lamazou desenvolveu o trabalho durante sete anos de viagem por cinco continentes “Independentemente de sua nacionalidade, etnia ou religião, são mulheres com sentimentos, dores, alegrias. E eu as amo”, diz Lamazou sobre as personagens que fotografou.

Lamazou criou a ONG internacional Lysistrata, que apoia centros de capacitação de mulheres no Congo, França, Indonésia e até no Brasil, onde busca parcerias com a Rocinha, no Rio de Janeiro.

O nome da ONG é inspirado na primeira peça feminista pela paz da literatura mundial, escrita por Aristófanes (447-386 a. C.). Nele, a personagem Lisístrata comanda uma greve de sexo em Atenas e Esparta para pôr fim à Guerra do Peloponeso. Por seu trabalho em defesa dos direitos da mulher, Lamazou ganhou da Unesco o título de Artista pela Paz.

Fonte: Vida Simples, junho 2009.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: