Intolerância à Lactose

Артём Зеленовский

Артём Зеленовский

Resolvi falar sobre esse probleminha que aflige muitas pessoas, inclusive eu sofro dessa intolerância. Aqui reunirei algumas dicas que podem ser úteis.

Primeiro vamos entender o que é a INTOLERÂNCIA À LACTOSE e como diagnosticar:

O QUE É LACTOSE E LACTASE?

A Lactose é o açúcar do leite, um dissacarídeo que com a ação da enzima lactase, tranforma-se em dois monosacarídeos: glucose e galactose. Estes carboidratos simples, após formados, são facilmente absorvidos pelo corpo. No entanto, a falta ou deficiência na produção da lactase faz com que a lactose chegue até o intestino grosso sem ser absorvida pelo organismo. Ela é fermentada por bactérias causando gases e sintomas típicos de indigestão.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA INTOLERÂNCIA À LACTOSE?

Os sintomas mais comuns são a diarréia (ou à vezes constipação), distensão abdominal, gases, náusea e sintomas de má digestão. A severidade dos sintomas dependerá da quantidade de lactose ingerida assim como da quantidade de lactose que seu organismo tolera.

COMO SABER SE VOCÊ TEM INTOLERÂNCIA À LACTOSE?

Em primeiro lugar é muito importante ressaltar que existem níveis de intolerância, pois a quantidade de enzima lactase produzida pelo corpo varia de pessoa para pessoa. Algumas pessoas possuem uma deficiência mínima na produção da enzima, ao passo que outras não a produzem. Isto irá afetar o seu nível de intolerância.

QUAIS SÃO OS TIPOS DE EXAMES EXISTENTES?

1. Tolerância à lactose: a lactose depois de digerida produz duas moléculas: a glicose e a galactose. Para fazer este teste o paciente ingere em jejum um líquido com dose concentrada de lactose e durante duas horas obtem-se várias amostras de sangue para medir o nível de glicose, que reflete a digestão do açúcar do leite. Se a lactose não é quebrada, o nível de glicose no sangue não aumentará e, conseqüentemente, o diagnóstico de intolerância à lactose será confirmado. Este exame não é indicado para crianças pequenas.

2. Inalação de hidrogênio: este exame mede a quantidade de hidrogênio expirado, que em situações normais é bem pequena. O quadro é diferente quando as bactérias do intestino grosso fermentam a lactose (que não foi digerida) e produzem vários gases, incluindo o hidrogênio, que por sua vez é absorvido e chegando aos pulmões e é exalado. Para fazer o exame, o paciente ingere uma bebida com dose concentrada de lactose e o hidrogênio expirado é medido em intervalos regulares. Níveis elevados de hidrogênio indicam uma digestão inadequada da lactose. Este exame não é indicado para crianças pequenas. Se um bebê ou criança muito pequena manifesta sintomas de intolerância à lactose aconselha-se trocar o leite de vaca pelo de soja e observar os sintomas.

3. Deposição de ácidos : trata-se de um exame indicado tanto para crianças pequenas como para crianças maiores. A lactose não digerida é fermentada pelas bactérias do intestino grosso e produzem ácido láctico e ácidos graxos de cadeias curtas e ambos podem ser detectados em uma amostra de deposição.

4. Exame Genético: este é um exame novo, que promete ser a melhor forma de diagnosticar a intolerância à lactose pois é rápido e não produz sintomas desagradáveis como no caso do exame de ingestão de lactose. Neste exame o paciente retira uma pequena amostra de sangue e seu DNA é estudado para verificar se há mutação em relação à produção da enzima lactase. O resultado sai em 5 dias.

COMO TRATAR A INTOLERÂNCIA À LACTOSE

Não existe cura para a intolerância à lactose, mas é possível tratar os sintomas limitando, ou em alguns casos, evitando produtos com leite ou derivados. Muitas pessoas com IL conseguem ingerir leites deslactosados e outros produtos com baixo teor de lactose sem sentir os sintomas da intolerância à lactose. Com o passar do tempo e uma adaptação aos hábitos alimentares, cada pessoa aprenderá sobre quais alimentos lácteos poderá ingerir sem sentir sintomas.

Uma outra opção bastante comum é o uso de cápsulas de lactase, um suplemento alimentar que auxilia na digestão da lactose.

REPOSIÇÃO DE CÁLCIO

Uma das maiores preocupações para pessoas com intolerância à lactose é adotar uma dieta que suplemente os nutrientes encontrados no leite, principalmente o cálcio. Cerca de 70% do cálcio da alimentação humana vêm do leite e seus derivados. Por esta razão, é importante, na medida do possível, manter uma dieta com ingestão de pelo menos alguns produtos lácteos, mantendo uma quantidade que seja bem tolerada pelo seu organismo. Além disso, é importante a orientação de um nutricionista para auxiliá-lo na readequação de seus hábitos alimentares.

Referências:

Tulla H. Lactose Intolerance. Journal of the American College of Nutrition, Vol. 19, No. 2, 165S–175S (2000). Fonte:  Sem Lactose

O site Sem Lactose é uma excelente ferramenta de apoio àqueles que sofrem dessa intolerância. Além de trazer dicas de produtos sem lactose, traz receitas especiais e muito mais.

Minha perdição, queijo minas, segundo o portal Sem Lactose, existe a versão livre dela, veja aqui. Olha a lista de alimentos com lactose, com baixo teor de lactose e sem lactose aqui. Veja também as receitas do site.

Outras matérias interessantes:

Todo tipo de queijo contém lactose?

Como saber se pães tem lactose?

Leites com baixo teor de lactose

Como identificar nos rótulos?

Percentual de lactose em produtos lácteos

LISTA DE PRODUTOS LÁCTEOS – PORCENTAGEM MÉDIA DE LACTOSE

  • Leite integral / semi-desnatado /desnatado – 4,9%
  • Leite com lactose reduzida a 90% – 1,0%
  • Chantily – 2,9%
  • Iogurte integral – 4,5%
  • Leite condensado – 12,3%
  • Sorvete elaborado com leite – 5,7%
  • Manteiga – 0,9%
  • Margarina elaborada com leite – 0,5%
  • Leite em pó desnatado – 51,3%
  • Leite em pó integral – 37,5%
  • Soro de leite em pó – 69%
  • Queijo gorgonzola – 1,2%
  • Queijo brie – 1%
  • Queijo cheddar – 1%
  • Queijo camembert – 0,9%
  • Ricota – 3,6%
  • Queijo parmesão – 3,3%
  • Queijo mozzarella light – 3,1%

Portais Interessantes:

Alimentação Saudável

NDC – National Diary Council (Conselho Nacional de Laticínios – EUA)

Gastro.net

ABC da Saúde

Saúde na Internet

Comunidade Virtual Doenças Inflamatórias Intestinais (CVDII)

Digestive Diseases

Medicine.net

Kids Health

How Stuff Work

Nestlé

Anúncios

35 Respostas to “Intolerância à Lactose”

  1. Eu tenho esse problema,não posso comer nada que contenha leite, pois me dá gases e dor de barriga. Adoro leite, mas se tomá-lo,daqui há 15 minutos corro pro banheiro com piriri.

  2. Estou com saudades de vc.Apaeça lá no Compartilhando, é sempre bom e gratificante receber os amigos.Beijinhos

  3. Gostei do teu espaço.
    Abraços.. voltarei!
    Poetíssima

  4. Olá!
    Tenho intolerancia a lactose e o único sintoma é queda de cabelo. Procurei na net e não achei nada relacionado. Alguém sabe de alguma relação entre intolerância a lactose e queda de cabelo?
    Obrigada

    • Oi Rita. Eu descobri que tenho intolerância a lactose a mais ou menos 2 anos e só agora estou ligando isso com a minha queda de cabelo. Também nunca li nada sobre o assunto, mas acho que tem haver sim pelo fato de deixar a pele e o cabelo mais oleoso…

      • Olá Luciana e Rita , Estou visitando este site e outros lendo sobre a intolerância a lactose com o objetivo principal de saber se a queda de cabelo pode ser uma causa em algumas pessoas, a minha nutricionista me informou que não poderia ser, mas tenho minhas duvidas pois desde que sinto estes sintomas o meu cabelo mudou ao decorrer do tempo e anda com pouca queda mas não tinha isso antes..Fica o meu questionamento a todos para que possamos tirar essa duvida pendente

      • Eu tenho IL. Meu cabelo está sumindo. Comecei a ligar as coisas e acredito sim que isto é a causa da minha queda de cabelo. Percebo que quando como algo com lactose meu cabelo imediatamente começa a cair, meu couro doi e fica mais oleoso. Os médicos ainda não constataram isso mas a gente que senti sabe. Vou numa consulta com dr. Ricardo Fenelon, em Brasília especialista em queda de cabelo. Abraços, fica a dica e boa sorte a todos com IL.

      • Oi, tb tenho intolerancia a lactose. Queda de cabelo e constipacao sao meus maiores sintomas. Infelimente pouco se sabe sobre esses problema.

    • ola rita… nunca pensei nessa ipotese.. eu tomo muito leite e meu cabelo parece q ficou podre ta caindo tudo fora do normal, se eu passo a maõ no cabelo arranco um tacho… e descobri a pouco tempo q eu tenho intolerancia a lactose so q no meu caso tenho constipação.

    • Jéssica Souza Says:

      oi gente, estou visitando alguns sites pra saber tbém se minha queda de cabelo tem alguma ligação com a intolerância. parece que não só eu, mas outras pessoas que sofrem dessa deficiência perceberam isso tbem em relação ao sei cabelo. Mas no caso, a queda é provocada pela ingestão de alimentos com lactose, ou pela falta dela ? alguma ajuda, por favor.

      • Jéssica, melhor procurar um gastro e um alergista para fazer exames e investigar. A queda de cabelo pode ter várias origens e somente uma investigação pode levar ao diagnóstico correto. bjs, Psiquê.

      • Giseli Horn Says:

        Olá Jéssica, tenho o mesmo problema de queda de cabelo e tenho intolerância a lactose. Eu descobri essa intolerância devido a queda de cabelo. Fui consultar com um dermato que pediu vários exames. Devido a minha intolerância gerar muita “diarréia” eu estava com baixos nives de vitaminas: b12 e zinco que são fundamentais para cabelo e unha. Comecei então suplementar com uns manipulados, usei 2 tônicos e um medicamento chamado Nourkrin, fantástico. Cresceu um monte e engrossou meu cabelo. Espero que tenha ajudado. Investigue se seus níveis de vitamina estão ok. Um grande abraço!

    • Eu tenho muita queda de cabelo, mas nunca tinha associado a essa intolerância.
      Descobri a intolerância a duas semanas.

  5. Meu Filho tem intolerancia e ele so mama, Queria uma lista de alimentos Que poderia comprar

  6. Olá…
    Descobri agora a pouco que tenho intolerancia a Lactose (fiz o teste de intolerância). A algum tempo tomo leite de soja por opção, mas consumo leite de vez em quando e derivados indiscriminadamente. O médico me falou que sou muito intolerante, mas não fez nenhuma observação da minha dieta, apenas me prescreveu lactobacilos e mandou comprar lactase para tomar toda vez q ingerir leite ou derivado. Estou meio confusa se sou relamente intolerante ou se não deveria ser feito outro teste. Também tenho muita queda de cabelo, mas não sei se está relacionada. Seria bom procurar uma segunda opinião?

    • Olha Cintia nessa situação vc deve contatar o seu médico ou nutricionista, possuo o mesmo problema eles pouco tiram as duvidas, mas em relação a queda de cabelo tenho quase certeza que é uma causa da intolerância, eu particularmente vou conversar com um médico.Em relação se vc é ou não é intolerante, se foi comprovado por exame de sangue e fezes é realmente a intolerância…Mas é apenas minha opinião e que estou passando pela mesma situação…

      • Ola meninas
        Eu tb tenho muita queda de cabelo e me recusava a ligar os fatos, mas os sintomas surgiram com poucos meses de diferenca

  7. ola pessoal fiz meu teste hj pra saber se sou intolerante. pensei q ia ter diarreia na hora do exame, mas ela veio meia hora dpois q cheguei em casa. mas as colicas foram terriveis la no laboratorio mesmo. o q vcs acham…sou intolerante ou nao?

  8. Oi tudo bom fiz um teste de tolerancia a lactose e deu os seguintes resultados glicemia em jejum 97dg/ml, glicemia 30 minutos apos ingestão de lactose = 161dg/ml. glicemia 60 minutos depois de ingestão de lactose = 139mg/dl o que isso quer dizer? estou em duvida veja porque. UNS DIZENS QUE DEVE SUBIR ENTRE 20 E 20DG/ML OUTROS FALAM QUE É INTOLERANTE A LACTOSE QUANDO A ENZIMA NÃO QUEBRA A MOLECULA E PORTANTO O INDICE DE GLICEMIA NÃO SOBE EU NÃO ENTENDO POR FAVOR ME EXPLIQUE OS RESULTADOS SOU OU NÃO SOU INTOLERANTE A LACTOSE ESTOU DESEPERADO ME AJUDEM

  9. jose Bornhake Says:

    Bom tarde! Eu descobria um mes que tenho intolerancia a Lactose, realmente um problema muito complicado, eu tambem estou com gastritis e associada a INTOLERANCIA; SINTO MUITAS DORES ABDOMINAIS ruidos e diarreias, o medico aqui em Berlin, naso passou pra mim nenhum medicamento.<ele estar ceto?

    • José, não tenho conhecimentos médicos para isso. Se estiver com dúvidas, procure outra opinião. Mas eu tbm fui diagnosticada e o meu médico disse que o que poderia ser feito era evitar alimentos com grande concentração de lactose para diminuir os efeitos. Se há alguma forma artificial de repor a lactase, ensima que ajuda a digerir a lactose, somente um médico especializado pode te dizer. Procure outro se quiser saber se a possibilidade é real. Boa sorte.

  10. ola
    meu resultado deu jejum 83, 30min 111 e 60min 96. Não consegui falar com o médico, ele apenas deixou recado dizendo que deveria seguir a dieta ( que nem estou fazendo!)
    tenho intolerância a lactose ou não? Se considerar os 30min não tenho, mas e os 60min significam o quê?

  11. Oi !
    Eu tenho usado só queijo parmesão, leite com baixa lactose e alguns iogurtes para repor o cálcio. Tudo tem corrido bem, mas gostaria de uma relação dosiogurtes que sao os melhores para essa deficiência de produção de lactase. Abrs

  12. Muito obrigado postagem realmente interessante,
    realmente fez eu criar uma opinião

  13. ola…

    Estou com muita queda de cabelo, ja passei com vários médicos e elsa me passaram alguns remédios, mas nada resolveu até agora,tenho tb muitas gazes, ruidos na região abdominal, não sei pq, mas estou começando a achar que a intolerância a lactose é o que ta fazendo cair meus cabelos, não consegui achar nada na internet, será que alguem pode me ajudar.
    Obrindo!

    • cara eu passo a mão no meu cabelo e sai uma peruca, parece q meu cabelo ta podre eu n segui minha dieta e prefiri mais de 8 dias sem ir no banheiro. pela queda de cabelo e por ter achado esse forum vou seguir pq o negocio ta feio…

  14. Pessoa, eu também notei que meu cabelo começou a cair muito… me sentia febril no final da tarde e sempre com muitos gases. Fiz os exames com o gastro e ele disse que eu era intolerante a lactose. Passei a cortar tudo o que tem lactose e a queda de cabelo diminuiu, mas se eu volto a comer derivados do leite o cabelo volta a cair. Há estudos que comprovam isso??

    • Lilika,
      o ideal é vc procurar um médico, gastro, alergista, etc. Não sei se há alguma espécie de vacina ou reposição enzimática que possa dar uma solução…Eu sofro de intolerância e os sintomas só diminuem quando não ingiro o alimento que me causa mal estar. Parece que a lógica é como uma alergia de contato, não há solução a não ser evitar o contato com o produto alergênico. Se souber de algum tratamento preventivo ou imunológico, escreva aqui, pois também gostaria de conhecer. Bjs!

  15. uiiiii karai eu sou intolerante a lactose, n posso nada. mas eu abuso tomo leite mas muito leite- eu preferi em minha vida ficar mais de 8 dias sem ir no banheiro e sempre com desconforto abdominal, constipação causada por leite. so que meu cabelo ficou podre to ficando careca mas, muito careca- agora vou levar a serio a lactose putzzzz– eu era bonito.. cade meu cabelo- eu passo a mão no meu moecano e sai uma peruca— so tenho 24 anos putzzz.

  16. Quero dividir minhas angustias e preocupações com vcs, meu históricos de queda de cabelo vem de longe, agora lendo os comentários comecei a ligar as coisas, tenho hipotiroidismo e intolerância a lactose tomo leite com baixa lactose, já usei de tudo para queda, consultei vários dermatologistas, agora a ultima me receitou finasterida, minoxidil com VEGF e sampooo para caspa Kerium DS, nunca tome remédios sem orientação médica. Espero ter ajuda,
    Grande abraço, a luta continua.

    • Angela a sua queda de cabelo pode ser por causa do hipotioridismo, eu tenho é já tenho dois anos de sofrimento c essa queda de cabelo uso pantogar e muito bom diminui bastante a queda , mas se eu parar mês depois volta a queda , e triste isso ….

  17. Oi Angela…Também tenho intolerância a Lactose….e hoje não tomo mais leite de vaca, só como ás vezes queijo pecorino ou feta que não contém lactose….qto ao leite , tomo as vezes o de soja e tb de amendoa, girassol e gergelin.Quanto a queda de cabelo tb passei por um processo de muita queda , fiquei apavorada, daí minha médica passou finasterida e minoxidil 5%.. foi qdo parou …bom hoje ainda cai um pouco, continuo usando o minoxidil e meu cabelo está bem mais cheio e melhorou muito.Também tomo o Imecap, é mto bom para o cabelo.Espero ter ajudado …

  18. Pessoal,
    tenho tomado frequentemente o iogurte Lacfree da Verde Campo, é uma delícia e me deixa bem, sem aquela indigestão e o excesso de gases que o iogurte com alto teor de lactose provoca. Outro produto que comprei recentemente da mesma marca e é ótimo é o queijo tipo padrão light Lacfree.
    Bjs,
    Chris.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: