Mulher Consciente contra o Câncer de Mama: o Espartilho apoia!

Matt Blum

O Espartilho já falou sobre Câncer de Mama em outras ocasiões. E como esse é um espaço para todas as questões que envolvem o universo feminino, apoiar campanhas que busquem a difusão de informações para benefício da saúde das pessoas e da mulher em especial, apoiamos a campanha Mulher Consciente na luta contra o câncer de mama.

Já falamos sobre o tema aqui no Espartilho em outras ocasiões:

1. No mês da luta contra o câncer de mama – Outubro 2008

2. Abordando o tema a fundo: Câncer de mama – você pode vencer essa luta

Como descreve o site Mulher Consciente: “todo câncer se caracteriza por um crescimento rápido e desordenado do número de células, que adquirem a capacidade de se espalhar para outras partes do corpo. O câncer também é comumente chamado de neoplasia ou tumor maligno.

O câncer de mama, como o próprio nome diz, afeta as mamas, que são glândulas formadas por lobos, que se dividem em estruturas menores chamadas lóbulos e ductos mamários. É o tumor maligno mais comum em mulheres e o que mais leva as brasileiras à morte, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca).

No Brasil, são cerca de 49 mil novos casos de câncer de mama em mulheres por ano, e esse número vem aumentando nas últimas décadas, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). O câncer de mama também pode ocorrer em homens, mas em número muito menor.

O câncer de mama é relativamente raro antes dos 35 anos, mas acima dessa idade sua incidência cresce rápida e progressivamente. É importante lembrar que nem todo tumor na mama é maligno. A maioria dos nódulos (ou caroços) detectados na mama é benigna, mas isso só pode ser confirmado por meio de exames.

Quando diagnosticado e tratado ainda em fase inicial, isto é, quando o nódulo é menor que 1 centímetro, as chances de cura do câncer de mama chegam a até 95%. Tumores desse tamanho são pequenos demais para ser detectados por palpação, mas são visíveis na mamografia. Por isso é fundamental que toda mulher faça uma mamografia por ano a partir dos 40 anos.”

Saiba mais sobre o câncer de mama aqui no mama info!

Outro canal de comunicação para difundirmos o tema é o Blog Mulher Consciente

Anúncios

Uma resposta to “Mulher Consciente contra o Câncer de Mama: o Espartilho apoia!”

  1. […] Mulher consciente contra o câncer de mama: o Esparitlho apoia! (2009) […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: