Somatipo e malhação

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Photo by Al Li

Como já partilhei com vocês há alguns posts, iniciei meu programa de atividades físicas. Na ocasião, fiz uma avaliação física, que deverá ser refeita em dezembro, ao completar os 3 meses iniciais de malhação. Nesses dois últimos meses, tenho notado um aumento significativo na musculatura das minhas coxas e glúteo, o que me deixa ansiosa para perder, o que temo não ser possível ao ganhar massa muscular.

Não tem jeito, ao trocar gordura por massa muscular eu ganho peso, o corpo fica “boasudo”, mas não magrinho e sim definido. Ainda estou tentando aceitar essas mudanças, pois minha idéia inicial era secar, mas meu biotipo não contribui para isso. Não que isso seja um imenso problema, apenas é uma questão de costume.

Ao pesquisar sobre Endomorfia, Ectomorfia e Mesomorfia – termos presentes na avaliação, encontrei uma matéria bem interessante, elaborada por Tânia Rodrigues no site RGNutri, identidade em nutrição. O somatipo é o seguinte, segundo a descrição da matéria:

B – Mesomorfo – a encorpada

Estrutura física: corpo musculoso, atlético, forte, músculos maciços e bem desenhados, ossos proeminentes, pescoço forte, volume de tórax domina o abdômen, ombros largos, musculatura abdominal firme e bem desenvolvida, pernas e braços mais roliços, bumbum avantajado, quadris mais largos, parecem gordinhas apesar de não terem barriga porque são mais musculosas, pele mais grossa, cintura com largura menor que os ombros, tem facilidade para ganhar músculos, rosto mais largo e longo, e cabelos mais pesados e grossos. Eles apresentam tal estrutura porque têm altos índices de testosterona.

Exemplos deste somatotipo: Claudia Raia, Marisa Orth, Cristiane Torloni, Malu Mader.

Personalidade: Suas características são a agressividade e a dominação. São pessoas determinadas que dificilmente desistem das coisas. Persistência é a palavra que define melhor este somatotipo.

Exercícios físicos: este somatotipo deve procurar trabalhar em exercícios que irão alongar a musculatura atrofiada e fazer atividades para aumentar a flexibilidade, ou apenas manter a definição muscular.

Alimentação: A dieta deverá respeitar os objetivos individuais. Se for necessário perder um pouco de peso, as calorias deverão ser reduzidas. Quando a pessoa estiver em forma, as refeições deverão ser balanceadas de acordo com suas atividades diárias, levando-se em conta o gasto energético, pois neste caso não se tem uma preocupação em ganhar massa muscular e sim em manter. Isso quer dizer que os carboidratos como pães, massas e frutas devem aparecer em 60% das calorias totais do dia, permitindo 10% deste total para os doces e açucares refinados e as proteínas como carne, leite e derivados devem contribuir com 15%, sendo que para as gorduras restam 25% das calorias totais, incluindo o óleo das preparações e a gordura presente em muitos carboidratos e proteínas. – talvez uma ilustração da pirâmide seja adequada.

Quem quiser ler mais, veja os demais somatipos apresentados no site: Entenda o seu somatipo

No fundo no fundo, nosso organismo apresenta os três componentes. Endomorfia (componente adiposo), mesomorfia (componente muscular) e ectomorfia (componente magro), juntos eles descrevem o somatipo ou a estrutura corporal de uma pessoa. Logo, cada um de nós possui um certo grau dos três tipos.

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Uma resposta to “Somatipo e malhação”

  1. natasha sanches Says:

    EU ODEIO SER ECTOMORFO ALGUEM PODE ME AJUDAR??? PS: NAO ADIANTA ME MANDAR PRO NUTRICIONISTA QUE NAO TENHO MONEY OK? DICAS GRATIS POR FAVOR ME AJUDEM!!!!!!

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