23 de abril – Tantas comemorações

Hoje celebramos o dia de São Jorge, que além de ter milhões de devotos no Brasil, também é o patrono de vários países, entre eles: Inglaterra, Portugal, Geórgia, Catalunha, Lituânia, bem como cidades como Moscou e extra-oficialmente o Rio de Janeiro (que oficialmente tem São Sebastião como patrono). São muitos os seus devotos no Rio, no Brasil e no mundo. Quem quiser saber mais, clique aqui.

Eu estou vestido

com as roupas

e as armas de jorge

para que meu inimigos

tenham pés e não me alcancem

para que meus inimigos

tenham mãos e não me toquem

para que meus inimigos

tenham olhos e não me vejam

e nem mesmo pensamento

eles possam ter

para me fazerem mal” (Parte da letra de Jorge Ben – Jorge da Capadócia)

Apesar de nem saber quando me deu aquela fome de leitura de anteontem, que hoje estaríamos comemorando também o Dia Internacional do Livro e do direito autoral. Fiquei sabendo ao assistir uma entrevista com André Garcia o idealizador do Estante Virtual, ontem, na Globonews. O Estante Virtual é um site tudo de bom que reúne vários sebos do país e onde podemos encontrar livros das mais diversas categorias a preços bastante convidativos. Nota dez para a iniciativa!!!

Desde a XXVIII Conferência Geral da UNESCO, em 1995, o dia comemorado é 23 de abril, mas saiba um pouco mais da história dessa comemoração:

“O Dia Internacional do Livro teve a sua origem na Catalunha, uma região semi-autônoma da Espanha. A data começou a ser celebrada em 7 de outubro de 1926, em comemoração ao nascimento de Miguel de Cervantes, escritor espanhol. O escritor e editor valenciano, estabelecido em Barcelona, Vicent Clavel Andrés, propôs este dia para a Câmara Oficial do Livro de Barcelona.

Em 6 de fevereiro de 1926, o governo espanhol, presidido por Miguel Primo de Rivera, aceitou a data e o rei Alfonso XIII assinou o decreto real que instituiu a Festa do Livro Espanhol.No ano de 1930, a data comemorativa foi trasladada para 23 de abril, dia do falecimento de Cervantes.

Mais tarde, em 1996, a UNESCO instituiu 23 de abril como o Dia Mundial do Livro e dos Direito de Autor, em virtude de a 23 de abril se assinalar o falecimento de outros escritores, como Josep Pla, escritor catalão, e William Shakespeare, dramaturgo inglês.

No caso do escritor inglês, tal data não é precisa, pois que em Inglaterra, naquele tempo, ainda utilizava o calendário juliano, pelo que havia uma diferença de 10 dias apara o calendário gregoriano usado em Espanha. Assim Shakespeare faleceu efectivamente 10 dias depois de Cervantes.”

André Garcia
2 Respostas to “23 de abril – Tantas comemorações”

  1. 1. Este não era um blog?
    2. Artigos e comentários excelentes,
    3. Eu tb uso o Estante Virtual e concordo; tudo de bom, mesmo!
    4. O artigo sobre ansiedade é elucidativo, mandei a pagina pro ex…
    5. Saudades!
    6. Bjos

    • Gisa querida! Que honra receber um comentário seu!!!
      1. Esse é o meu blog;
      2. Obrigada pelos elogios;
      3. Ontem mesmo encomendei livros no Estante;
      4. Espero que ele leia e goste;
      5. Saudades também!
      6. Mais beijos!

Deixe um comentário

