Outubro Rosa 2010

Todos os meses, jornais e agências de notícias apresentam novos estudos sobre como evitar o câncer de mama e, principalmente, de que formas tratá-lo. Em outubro, pelo terceiro ano consecutivo, a blogosfera se une para promover a Campanha Outubro Rosa, que há dez anos dedica o mês inteiro para campanhas de prevenção e conscientização, com ações no mundo todo.

Neste mês fiz, pela primeira vez, uma mamografia. Completei 30 anos e o ginecologista no check up periódico resolveu incluir  a dita cuja na listade exames solicitados. Ele alegou que apesar da importância do autoexame, a mamografia e a ultrasonografia são insubistituíveis para detectar algum nódulo ou agente estranho. Então lá fui eu fazer o exame .

Mulheres de todas as idadevisitem seu médico e façam os exames solicitados!

É possível encontrar no site Mulher Consciente e no site da FEMAMA – Federação de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da mama, algumas das programações e reflexões sobre o tema que estão acontecendo durante esse mês de outubro.

Já falamos desse movimento aqui no Espartilho em algumas ocasiões. Para quem quiser recordar:

Outubro: concientização contra o câncer de mama (2008)

Mulher consciente contra o câncer de mama: o Esparitlho apoia! (2009)

Quem também fez um post bem bacana sobre o tema e listou alguns dos blogs envolvidos nessa campanha foi a Sam Shiraishi, do A vida como a vida quer.

4 Respostas to “Outubro Rosa 2010”

  1. Adorei a iniciativa. Vou ver se faço algo sobre o tema no meu blog. Mas não prometo. Estou participando de uma brincadeira no Facebook que talvez de interesse. Também uma campanha de prevenção ao câncer de mama. Se você estiver por lá tb e tiver interesse (se ainda não tiver conhecimento), me manda um e-mail que te explico.

    Bj,s

    • Malu, acho que sei qual é a campanha. Eu recebi a seguinte pelo Face:

      “Uma amiga minha veio com a idéia de que as mulheres devem fazer algo especial no Facebook para aumentar a conscientização e a visibilidade do mês de Outubro como o mês para combater o câncer de mama.É uma coisa fácil de fazer e peço a voces todas para participarem, tornando este evento memorável.No ano passado, a idéia era escrever a cor de seu sutiã, no Facebook. Esta iniciativa mulheres deixaram os homens curiosos. Esta iniciativa mulheres deixaram os homens curiosos por dias, enquanto cada mulher escreveu cores aparentemente aleatórios.O jogo deste ano refere-se a sua bolsa. Tem que escrever o seu lugar onde vc deixa sua bolsa, ao chegar em casa, então “eu gosto …” e depois o lugar. Por exemplo, “eu gosto no sofá” ou “Eu gosto da cadeira da cozinha” ou “eu gosto na mesa de jantar.” Era essa?

  2. No Second Life a campanha está sendo muito bem divulgada e compartilhada. Abraçamos essa nobre causa da prevenção do câncer de mama no estilo 3D, com avatares vestindo a camisa da campanha, propagando pelos quatro cantos do mundo. Proteja quem você ama começando por você mesma. Contamos com a participação da Foundation Organization For Life. Estiveram presentes amigos e familiares.

  3. […] que é internacionalmente conhecida como Outubro Rosa. Já falamos sobre esta campanha aqui, em 2010, mas vale a pena voltar ao tema, dada a importância do […]

Deixe um comentário

