Anticoncepcionais e gravidez

Pregnant woman in tub.

Encontrei um texto bem interessante sobre gravidez e uso de anticoncepcional durante muitos anos, no blog Engravida. Não tenho conhecimento do assunto, mas a meu ver o tema deve ser considerado, pois muitas de nós mulheres passamos por essa questão hoje em dia, principalmente numa época em que adiamos cada vez mais a gravidez.

A grande pergunta é: será que o uso contínuo de pílula anticoncepcional provoca infertilidade? 

Diz o site, muitas mulheres acham que tomar a pílula anticoncepcional – ou até mesmo a pílula do dia seguinte – por muito tempo pode causar infertilidade, mas especialistas afirmam que medicamentos orais contraceptivos não interferem no processo de fertilidade do organismo, independente do tempo que você os usa.

O que causa essa dúvida é que algumas mulheres começam a tomar pílulas anticoncepcionais sem ter o conhecimento se são inférteis ou não e, após cortar o medicamento e não conseguir engravidar, associam o uso com a infertilidade do corpo.

O organismo leva um pequeno período até regularizar o ciclo menstrual, porém basta parar o medicamento e a mulher já está apta a engravidar. Geralmente, as funções reprodutivas voltam ao normal no mês seguinte à interrupção do medicamento. Para aquelas que usaram pílulas anticoncepcionais durante muitos anos, esse período pode variar de três e seis meses.

Quem quiser ler mais sobre o assunto, pode acessar o Engravida e também o Engravidar

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: