Coletor Menstrual

Depois de anos, ponderando sobre comprar ou não coletor menstrual, com vários relatos apaixonados  e outros mais reticentes, resolvi dar uma chance e comprei.

Os comentários negativos que ouvi foram, em geral, de pessoas que não usaram, mas demonstraram resistência ou preconceito. Coisas do tipo: eca, um baldinho! Algo me disse então de que eu devia experimentar para saber o que de fato pensar sobre o uso.

IMG00217

Esperei pelo meu próximo ciclo menstrual para experimentar e eis que neste semana comecei a usar.

O que posso tirar dos primeiros dias de uso são algumas conclusões:

  1. No início é preciso ter paciência para aprender a colocar e tirar com facilidade – só uma questão de 1 ou 2 dias – e para aprender a higienizar o coletor. [se tiver um banheirinho individual onde possa retirá-lo, se necessário, higienizá-lo e recolocá-lo,  vai ser molezinha]. A vantagem é que você pode esperar até no máximo 12 horas, se não tiver retirar;
  2. É  mais seguro que qualquer outro método, tanto contra vazamentos, quanto alergias e odores;
  3. Não dá cheiro, é mais higiênico, confortável, seguro e o melhor te livra de comprar milhões de absorventes, gerar lixo à beça e poluir o meio ambiente.
  4. É mais muito mais confortável que os absorventes já que, além de não marcar roupas e provocar alergias e assaduras como absorventes externos, não absorve a umidade natural do canal vaginal como o OB, apenas coleta o sangue;
  5. E pasmem, pode ser usado em todas as ocasiões: praia, piscina, esportes, malabarismos… podemos fazer o que quisermos com o coletor, sem medo dos famosos vazamentos. Minha primeira indicação veio de uma professora de yoga, quando perguntei se era seguro, ela disse: eu pratico e dou aulas com ele.
  6.  E a mais importante de todas as conquistas: Auto-conhecimento! Desconhecemos a realidade dos nossos ciclos menstruais e com o uso de coletores, descobrirmos que menstruação/sangue não fede e a segunda descoberta é a de que sabemos muito pouco sobre a quantidade e intensidade do fluxo. É bem menor do que pensamos, acredite. “Entender estes dois fatores é importante para ter uma relação melhor com seu corpo, com seu ciclo, e diria inclusive que tem um papel importante para o empoderamento feminino.”

Conclusão: estou amando a experiência e não entendo como todas as mulheres não o usam.

Dicas:

  • É preciso comprar também uma panelinha de ágata esmaltada para higienizar o coletor – fervendo-o por 5 minutos – antes do primeiro uso e ao final do ciclo.
  • Eu escolhi tirar e colocar preferencialmente no banho e agachando, tem sido mega fácil 😉
  • Alguns tutoriais dizem para lavar e secar, eu achei melhor lavar e deixar molhadinho porque entra bem mais fácil 😉

Se for começar verifique as marcas que tem no mercado. Existem várias [veja abaixo]!

Eu fiquei entre o Inciclo e o Fleutity e acabei optando pelo Inciclo, porque ao receber a indicação da minha ginecologista que o mesmo estava em promoção, li esse texto aqui.  Eu acabei optando pelo que entra mais fácil e pode, no início, parecer difícil de sair, mas basta agachar e fazer uma leve pressão da musculatura da vagina para facilitar a retirada.

Se vc tem mais de 30 anos e teve ou não filhos as marcas indicarão um modelo A (Inciclo) ou 1 (Fleurity). Já se você tem menos de 30 anos e que não tenham tido filhos, a indicação é o tamanho B (Inciclo) ou 2 (Fleurity), verifique os modelos em outras marcas, antes de decidir a compra.

Uma coisa legal é que algumas marcas lançam desafios e dizem que te devolvem o dinheiro se você não gostar ou se adaptar, acho que é na certeza de que vamos amar, porque é muito mais confortável.Estou in love. Experimentem e contem aqui, meninas!

Para saber mais, leia também:

 

Deixe um comentário