Bonitas, inteligentes, independentes e sozinhas?

Lingerie by Twin Creations

Via Things that Excite me

Esse post eu já queria fazer há muito tempo, mas nunca parei para escrever. Hoje, no entanto, ao receber, por email, o alerta do Bolsa de Mulher com uma matéria sobre a Geração Solteira, resolvi debater o assunto.

Elas estão na faixa dos 30 e 40 anos, são bonitas, inteligentes, bem sucedidas, mas estão solteiras. “Por trás de toda sua beleza e do estilo independente de vida, há uma mulher que sonha encontrar um grande amor com quem dividirá a pia do banheiro e constituirá família.

Por que mesmo atraentes, independentes e bem sucedidas elas encontram dificuldades de encontrar um companheiro? Afinal, o que acontece com essa geração de mulheres solteiras? Quem não tem uma amiga bonita e independente que não consegue um namoro sério?

A matéria do Bolsa, entrevistou a publicitária Michelle Fernandes, que defende que essas mulheres continuam solteiras porque fantasiam demais. “Tenho um exemplo próximo: uma amiga linda, totalmente independente e sozinha. Tudo isso porque se o cara é bonito, ela diz que é galinha; se o cara é feio, diz que não pode aparecer com ele na sociedade. As mulheres têm mania de escolher um homem para mostrar para as outras e não para ter alguém que seja realmente companheiro”.

Michelle defende que o namorado não precisa ser rico e sarado, mas deve saber como tratar uma mulher. Ela mesma teve que mudar de atitude para, enfim, conhecer a pessoa certa. Hoje ela diz que passou a se levar a sério e aprendeu que é uma mulher de verdade.

Eu também tenho algumas amigas inteligentes, atraentes, bem sucedidas mas muito exigentes, por isso não encontram um companheiro. Elas querem um cara maduro, atraente, em idade igual, superior ou minimamente próxima a delas, independente, bem sucedido, carinhoso, divertido, independente e disposto a uma relação estável. Para isso, eu defendo que todas nós mulheres devemos estar tranquilas, abertas e perceptivas ao que acontece ao nosso redor, de bem com nós mesmas e não entrar num ciclo de busca excessiva de encontrar alguém apenas por pressão da família ou da sociedade.

O problema é que muitas dessas amigas solteiras esquecem de que primeiro precisam se amar, se aceitar, curtir a sua própria vida para então esbarrar com alguém interessante. Discordo da ideia de que todo o homem solteiro legal, atraente, companheiro e disposto a uma relação estável está casado, comprometido ou é gay. Esse é um jargão preconceituoso e comum entre as mulheres solteiras.

A meu ver é preciso fazer uma auto-reflexão para que  todas as que ainda não encontraram um companheiro e o buscam, conheçam suas demandas, suas qualidades e reflitam sobre o quanto estão exigindo dos homens ou o quanto estão realmente abertas a conhecer alguém. Afinal, os relacionamentos exigem compreensão, empatia, disponibilidade, capacidade de ceder e abrir mão de ter razão o tempo todo. Pensem nisso!

21 Respostas to “Bonitas, inteligentes, independentes e sozinhas?”

  1. Boas
    realmente existem mulheres sozinhas, que são lindas e inteligentes, entre outras coisas. O facto de elas serem exigentes é uma forma de ver as coisas, e é verdade. Mas também se calhar porque certos homens temem essas mulheres, digo eu :P, ou os melhores já estarem escolhidos lol. Não sei explicar o porquê, talvez porque as pessoas vivam muito para o trabalho, e acabam por ter menos tempo para conviver e conhecer pessoas novas, entre n causas. O certo é que ainda não encontraram a tal pessoa, para partilhar uma vida.
    Talvez as pessoas hoje em dia tolerem menos coisas, por um lado é bom, por outro nem por isso. As pessoas fartam-se logo, e mudam, como quem muda de canal. Estou mudando de assunto, mas dentro do panorama de as pessoas estarem sozinhas. Há que haver mais tolerancia, mais humildade, e respeito pelo outro.

  2. -Sou viúva tenho 43 anos, filhos estudando fora,e não estou conseguindo me encntrar,família me da apoio masw me toma tmpo todo..

  3. A questão da mulher sozinha é mais ampla. Essa faixa etária, por exemplo, não é real. Conheço meninas de 19 anos sozinhas, sem explicação alguma para isso. Eu tenho mais de 40, mas as pessoas acham que estou na casa dos 30 e estou sozinha, depois de um longo casamento chato. O que eu percebo, de fato, ao contrário do que foi dito acima é que as mulheres ficam sozinhas quando não aceitam o homem que as acha conveniente. Isso mesmo, os homens, ao contrário das mulheres, estabelecem relacionamentos por conveniência e ficam sexualmente com que verdadeiramente os atrai. As mulheres atuais, querem um relacionamento com um homem que as atraia e seja atraído por elas e devido a essa falta de sincronicidade, as mulheres ficam sós e os homens ficam em namoros mornos e casamentos infelizes.

    • Ola,mas discordo do que você diz sobre os homens estabelecerem relacionamentos por conveniência…tenho algumas amigas que se encaixam nesse tópico (uma prima em primeiro grau) e elas tem a mesma historia…bonitas,bem sucedidas e sempre solteiras (até aparece um caso ou outro…mas coisa rápida) …mas ninguém se pergunta o motivo de haver tão poucos homens na mesma faixa etária que também são bem sucedidos e não tem problema algum de achar uma OTIMA E MARAVILHOSA companheira …o motivo ???…os homens não precisam em se preocupar em escolher uma companheira que tenha a mesma instrução que a dele…que ganhe igual ou mais que ele…que tenha um grau de instrução e educação (nesse caso digo cultural)…e em muitos casos a beleza não conta muito…mas sim a simpatia ( e um pouco de submissão…..)….e o cara já se dá por satisfeito….enquanto que elas esperam ‘o príncipe encantado”…moreno,alto,rico,educado etc….ai esquecem que um cara desses com todos esses predicados não vai querer uma mulher com mais de 30…e que vive disputando tudo na vida…ele vai querer uma mulher onde ele não tenha que provar nada…tem mais coisa…mais ai o texto vai ficar longo…

      um grande abraço

      • Você me conhecia quando me descreveu? rsrsrs
        Adorei! Sozinha? Nunca! Mal acompanhada… Sub-ALFA; inteligente? Sob que ponto de vista? Bem-humorada? Okay, mas instrução, educação, sub e leve com bom-humor… Na-na-ni-na-não: O CARA NÃO SE DÁ POR SATISFEITO, não senhor! Quando a mulher é ela mesma, bacana, muito sensual, intrigante, mas tem homem que pensa: “caraca, como eu vou manobrar esse trem?” e aí todos os atributos, ó: babau! Servem de nada. Aí a gente se pergunta o quê pode ter dado errado e tal, fica panquequeando na cama… A BOA NOTÍCIA É: aprendemos (nunca tardiamente) que existe O TEMPO DAS COISAS e PESSOAS NA MESMA FREQUÊNCIA. Concentradas no que NÃO queremos é que nos aproximamos cada vez mais disto – até que essa coisa nos engole e nos torna invisíveis. O autoconhecimento é a chave! Quando a gente por si só derruba o mito do amor romântico, aposta no prazer, intensidade, gosto pela vida e abaixo o “mi-mi-mi”; quando encara o fato de que HOMEM procura tesão e não defeito, aí a gente desencana e vai. Muita mulher nem está em busca de amor, mas de aval. E o que é amor? Ficar farejando amor é como farejar felicidade. É querer encontrar O PÁSSARO AZUL. Todos os dias ele canta na nossa soleira, mas o som estridente do mantra “odeio ser só!” não nos deixa ouvir. Seguinte: esqueça (ou jogue fora) tudo o que andou lendo, ouvindo ou assistindo sobre CONQUISTAS BEM-SUCEDIDAS e simplesmente diga: “tô pronta, vem!”. Deixar acontecer deveria ser O OBJETIVO principal e secundário de toda a pessoa que quer se entregar à outra (ou outras) pessoas. Simples assim ❤ HASHTAG #beijomeliga quem curtiu!

    • Maria , boa noite…

      li seu comentario e discordo em alguns pontos,pois uma coisa que eu percebo nas mulheres bem sucedidas é o fato delas somente buscar um par com o mesmo nivel social (ou de preferencia superior),não aceitam um cara com um nivel cultural inferior ao dela e muito menos sem os requisitos minimos para ser um modelo de passarela (alto,lindo e sarado)….digo isso ,pois conheço varias amigas e primas nessa situação…e a historia é sempre a mesma…até parece que elas se conhecem…

  4. josé tavares Says:

    Adoro mulheres inteligentes e que goste de cultura livresca.Como é dificil encontrar pessoas que tenha tais gostos recorri a este meio para encontra-la.

  5. Estou msm muito exigente.. rsrsrrs

  6. Nao acredito que seja esse o motivo. Com as mulheres ganhando cada vez mais status na carreira, nem sempre elas dão a devida atenção à parte pessoal e sentimental. ..Até pouco tempo atrás, a mulher era educada apenas para ser uma boa dona de casa, esposa e mãe, Mas devido a problemas econômicos ou mesmo por causa do desejo de se sentir independente financeiramente e produtiva muitas mulheres saíram à luta para obterem uma formação profissional e um emprego, o que acabou gerando uma série de conflitos para ela mesma!Como conciliar a árdua jornada de trabalho fora com todas as tarefas de dona de casa, esposa e mãe?…sabe se para obter sucesso familiar ou profissional exige tempo e dedicação. Parabéns as poucas super mulheres que conseguem sucesso em ambos.

  7. samir tambosi Says:

    não existe uma regra específica de como se comportar, viver e assim por diante,não existe um manual de instrução para ninguém pois cada pessoa é única e vive de acordo com aquilo que mais deseja e quer.a felicidade não depende única e exclusivamente de ter um parceiro,ela deve estar em nós o tempo todo,nós construimos a nossa história a cada dia,com nossas atitudes,nossas ações e a maneira de fazer as coisas é o que determina tudo.

  8. João N\eri Says:

    Muito bom, parabéns! Pela performa-se da explanação tanto quanto a coragem discreta e sociável na bela apresentação…Particularmente, vejo existir uma espécie de enígma entre os anceios a vida cultural e intelecto social quando se búsca relacionar a necessidade afetiva com relacionamento. Entendo que quando se búsca algo com maturidade, planejamento, compromisso próprio,conduta,respeito,afetividade e respeito aos princípios humanos, nada impede da mulher ou o homem serem pobres ou ricos com formação ao não para um bom relacionamento. (DESDE QUE TUDO POR AMOR) Esse sentimento que envolve a alma e faz transpirar sem questionar as diferenças sociais etc… No meu entender de homem que procura vivenciar os princípios, homem é homem e mulher é mulher; necessitando um do outro desde o princípio para se completarem e difundir o processo existencial em búsca da felicidade. Desde que as diferenças fiquem de lado. Porque na hora do beijo e da afetividade, a alma não questiona absolutamente nada. Portanto,o importante, é o dialogo e a confiança consquistada antes do envolvimento;com objetivos de traçar planos e evitar precossidades ilusórias… João.

  9. cleber ferreira Says:

    simplesmente gênial, que espetáculo.

  10. Aonde? No planeta Vênus?(as mulheres são de Vênus e os homens são de Marte) Desde jovem todas as meninas e mulheres bonitas que eu vejo seja na escola, no ônibus, no trabalho, na faculdade já são casadas ou já estão namorando, é fácil reparar que muitas usam aliança de prata ou de ouro no dedo anular e muitas namoram, mas não usam a aliança, se for bonita já tem um cara em cima, não sou gay porém você encontra muitos homens de aparência boa solteiros realmente, agora mulheres sem chance, já foi até provado no último relatório do IBGE, no próprio Yahoo havia meninos perguntando se “existe mulher bonita solteira” e “por que toda menina que eu gosto tem namorado?” E as respostas eram “Tbm sofro com issu” e “isso acontece muito comigo, me dá uma raiva” “saída é adotar os filhos” entre outros que o Yahoo teve o privilégio de excluí-las que é o que realmente condiz com a realidade, só deiaxm perguntas tipo essa do título desse texto, dá até medo você chegar numa menina e acabar em tragédia que nem aconteceu com um garoto em São Paulo que chegou na menina e ela já tinha namorado. Caso contrário nos passem o endereço desse lugar aí porque todas as meninas bonitas que a gente ver que vocês dizem solteiras (por não serem casadas) já namoram pois eu já me acostumei com isso e foi melhor para mim, porém tem muitos meninos que sofrem ainda com isso!!!

  11. Francisca Says:

    Tenho 50 anos e há 6 estou só.As vezes acho que sou exigente,pois tenho amigas e conhecidas com menos atributos físicos,intelectuais e financeiro e estão de certa forma em um relacionamento, embora alguns ao meu ver não vale a pena, mas me parece que se sentem bem só pelo fato de ter um homem.

  12. Seu texto utilizou conclusões muito clichês. Que pena. Me encaixo no perfil – considerada bonita acima da média, na faixa dos 30 com aparência de vinte e poucos, doutorado, poliglota, independente (não diria bem sucedida… não sou rica, vivo sem luxos, mas não dependo de ninguém), bem cuidada, extrovertida, bem humorada. Estou solteira há 5 anos. Durante muito tempo fui bastante “aberta”. Só saí duas vezes com homens que estavam no meu nível de formação intelectual, no entanto, apesar dos diplomas na parede, estavam longe de serem realmente inteligentes. Digo que não eram “inteligentes” porque papéis não atestam factualmente a capacidade cerebral de um sujeito. Somos seres de inteligência ampla… para a sensibilidade, emotividade, intuição, clareza espiritual, respeito, bom senso, não há diploma. Sendo assim, sempre dei chance aos homens com menor grau de instrução. E sempre foi desastroso. No geral, não aceitam a mulher com “algo a mais” do que eles. Houve um que tentou me convencer a largar o doutorado na época que era aluna. Eu, obviamente, o larguei e permaneci na Universidade. Até hoje não sei explicar por que sou mal sucedida no amor. Os homens que me apareceram nunca estiveram interessados em estabelecer relações duradouras. Me viram como corpo, sexo, desfrute, objeto exótico para exibir em um círculo de amigos – a mulher instruída, bem situada, gostosa que curte sexo e que está dando para mim. O frisson passa logo. Não sou a mulher certa pra casar. Geralmente pela minha titulação, acham que financeiramente tenho mais do que realmente tenho. Por conta disso, já conheci também homens que tentaram se aproveitar desse suposto patrimônio que sequer tenho. Não que o homem tenha que pagar a conta sempre. Mas começa a ficar estranho o homem não pagar nunca sequer a parte dele porque esqueceu novamente a carteira em casa. Já ouvi muitas pessoas usarem o mote do seu texto, para explicar minha solidão – “vc é exigente demais”. Não o sou. Nunca saí com cara rico, a maioria sem carro, duros, alguns desempregados e morando com os pais, alguns ainda terminando a graduação aos trancos e barrancos. Sempre tentei ver o que havia por dentro, fora da capa, a essência. Ás vezes acho que meu erro foi não exigir demais. Acredito que hoje vivenciamos uma crise nas relações. A mulher com o intelecto mais cultivado não se submete, não faz tipo, não faz caras e bocas na cama. É legítima. Por isso mesmo, não interessa. O homem ainda quer a fragilidade, ainda que fingida, a princesa dos contos de fada com ar virginal e inocente. Muito embora haja às vezes manipulação por trás dessa imagem da donzela. Como alguém citou acima, a maioria dos homens fica com a mulher que melhor lhe convém… mesmo que não seja apaixonado por ela. O comodismo pode estar escondido nas relações falidas, porém iniciadas há muito tempo, pode ser econômico, ou ainda pode esbarrar na pressão familiar que o homem não quer enfrentar se tiver que assumir um divórcio. Outros são absolutamente incapazes de viverem sem uma segunda mãe. Sou muito feliz sozinha, tenho amigos, viajo frequentemente, me amo, não preciso de ninguém para me completar. Mas claro que gostaria de ter um companheiro, alguém para amar e ser amada, para compartilhar os bons momentos da vida, para trocar ideias. Já tive o sonho de ter filhos, de casar. Hoje todos esses anseios viraram neblina, sombra de uma passado distante. A gente vai perdendo a esperança, vai desistindo. Hoje meu foco é a profissão, rumo ao pós-doc e à aprendizagem de mais uma língua. Sexo… casual, quando com sorte se esbarra num parceiro razoável, minimamente solidário. A maioria é bastante egoísta. E como no texto desse blog… quando abrem a boca, haja clichês…

    • Pietra, que bom que você esteve aqui e compartilhou tantas ideias. Este texto, foi uma espécie de ‘repostagem’ de outro publicado no Bolsa de Mulher – que pelo visto tiraram do ar – em 2010. De lá para cá muita coisa mudou inclusive no que acredito. Concordo com grande parte do que disse, mas não com tudo. Agradeço que tenha compartilhado conosco suas ideias e criticado questões importantes, que hoje, entendo ser culturais (muitas vezes, machistas e misóginas) da nossa sociedade e que aprisionam muitos de nós homens e mulheres. ter uma relação de parceria é possível sim, com respeito e igualdade, sem melindre em relação à inteligência das mulheres e à luta cada vez maior por seus direitos e por respeito. Mas parcerias assim, são construídas e na nossa sociedade, muitas vezes, infelizmente, com muita dificuldade e escassez. Mas eu acredito que a mentalidade das pessoas está mudando, com muita discrição, mas está. Obrigada mais uma vez, concordo com você, que este texto citado e repostado aqui no Espartilho, tem uma defasagem de 7 anos e muitas dessas ideias são arduamente combatidas, inclusive por mim. Em breve falarei sobre o tema em outra postagem. Volte sempre!

  13. Link do Bolsa de Mulher, foi retirado do ar. Nova versão: http://www.vix.com/pt/bdm/amor/geracao-solteira-1

Deixe um comentário