Cuidado com o SÓDIO

Photo A. Brito

Esse mês a revista Nova publicou uma matéria sobre a “Ameaça Oculta do Sódio”. Fiquei tão perplexa com os índices que resolvi partilhar com vocês esse delicado tema.

Sabemos que nossos dias são tão corridos e atribulados que dificilmente conseguimos prestar atenção cuidadosa nos alimentos que escolhemos. Muitas vezes, nesse corre-corre acabamos comento embutidos, enlatados, fast foods, congelados. Até aí, nada demais, uma vez ou outra que mal há nisso, não é mesmo? Sem pensar apenas nas calorias a mais que esses alimentos carregam, a quantidade de sódio que ingerimos junto com eles é impressionante. O sódio demais pode ser tão prejudicial à saúde quanto as gorduras e os açúcares em excesso.

BENEFÍCIOS: Antes de mais nada é necessário que saibamos que o sódio é fundamental no organismo para regular as funções básicas do organismo como o ritmo cardíaco, pressão arterial, a absorção da glicose, transporte de várias substâncias ao organismo e o volume do sangue no corpo, além de participar do equilíbrio ácido-básico do organismo, auxiliar na transmissão de impulsos nervosos, contração e relaxamento dos músculos. Mas a quantidade diária de sódio recomendada é de 2.4g (2.400 mg) segundo a American Heart Association, mas a média de ingestão diária do brasileiro é bem superior a isso: entre 4 e 6g/dia, segundo a reportagem.

MALEFÍCIOS: E o que há de mal em comermos sódio demais? Sódio em excesso pode aumentar o risco de hipertensão, acidente vascular cerebral, catarata, pedra nos rins (cálculo renal), câncer de estômago. Você sabia, por exemplo que 8 nuggets (fritos ou assados) carregam 5,7g de sódio?

O perigo maior que o grau de tolerância ao sódio varia de pessoa para pessoa. Segundo a médica ortomolecular Heloísa Rocha, os negros são geneticamente mais sensíveis ao sódio e as mulheres mais poupadas até a menopausa.

Se o nível de sódio fica alto no organismo, também pode liberar hormônios que causam a retenção de líquido e inchaço, o que esteticamente é um desastre. Heloísa ainda complementa, “como essa retenção de água é intravascular, e não na pele, não influi no aumento da celulite, mas pode sobrecarregar o coração, elevando o risco de acidente vascular cerebral e enfarte”. Os rins também tem capacidade limitada de filtrar e excretar o sódio e o consumo elevado de sódio sobrecarrega suas funções e compromete seu desempenho.

Cuidado: sódio e sal não são sinônimos, por isso outros componentes podem ter muito sódio e serem prejudiciais à saúde (6 g de sal equivalem a 2,4 g de sódio, além de magnésio, selênio, potássio, cálcio, zinco e iodo). Alguns produtos dietéticos, por exemplo, contém o ciclamato de sódio (um adoçante) que acabam por também comprometer os níveis de sódio ingeridos.

Dicas importantes para evitar a ingestão de muito sódio na rotina corrida do dia-a-dia:

  1. Evite colocar o saleiro sobre a mesa ou atacar envelopes de sal;
  2. Cuidado para não viciar o paladar com delícias muito condimentadas;
  3. Invista em temperos alternativos como: orégano, hortelã, salsinha, cebolinha, limão, alho, cebola ou azeite;
  4. Cuidado na escolha das compras, pois o sal é um conservante natural, por isso vários alimentos recebem o mineral como conservante. Segundo Heloísa, “estima-se que 75% do sódio consumido diariamente venha de itens processados industrialmente, como conservas, embutidos, alimentos em salmoura (picles, azeitonas), mostardas, ketchup, shoyu, molhos e temperos prontos, consomê, enlatados, sucos e sopas em pó”. Viram só como o perigo mora ao lado?
  5. Pizzas em caixinha têm mais sódio do que as feitas artesanalmente na hora;
  6. Produtos diet ou light normalmente têm concentrações maiores de sódio. Fique de olhos nas informações nutricionais presentes nas embalagens;
  7. Ande com uma garrafinha de água SEM gás para manter a hidratação e consequentemente reter menos sódio. Atenção a versão com gás também tem sódio.

Saiba mais sobre a necessidade de ingestão e reposição de sódio em água em:

Requerimentos de água e sódio diários

Sódio em excesso pode ser tão prejudicial quanto gordura

About these ads

36 Respostas to “Cuidado com o SÓDIO”

  1. Chris,
    Muito oportuna essa postagem.Nós comemos sem prestar atenção no que estamos ingerindo e depois vem os problemas.Valeu!!!! Estou sentindo sua falta lá no Compartilhando as Letras. Têm uma linda postagem sobre Os programas culturais no Rio.

  2. gabrielneves Says:

    Realmente. Se não prestarmos atenção ao que comemos, nos dias de hoje, é quase certeza que vamos ter uma dieta bastante desequilibrada em vários aspectos. Acho que a indústria alimentícia como um todo (e o nosso próprio ritmo de vida) não colaboram para uma vida saudável nesse sentido.

    Então o jeito é a reeducação e uma mudança na postura :)

  3. Obrigado!
    Seu blog também é excelente e maravilhoso! Voltarei sempre!
    Já adicionei-o nos meus links de favoritos! ;)

    Abraços!!

  4. Gostei do blog, interessante.. vou voltar mais vezes…

    Bjs

  5. Caramba!!!!!
    Nunca. Absolutamente nunca pensei que um simples nuggets tivesse tanto sal!!!!
    Adoro nuggets!!!!
    Aff
    Fiquei boba…
    Agora terei que repensar meu vício de nuggets.
    Valeu pela ótima reportagem Chris.

  6. June, os nuggets concentram bastante sódio – não necessariamente sal -. Acho que nenhum de nós imaginava que as proporções eram tão preocupantes. Que horror, né? Ingerimos muito mais sódio do que o necessário. Por isso a importância de se usar temperos naturais alternativos aos condimentos! Bjus!!!

  7. jorson f. da silva Says:

    eu fui em um medico “burro”quando ele me viu me receitou imediatamente remedios para ipertensão “minha pressão estava 22 / 14″eu disse a ele que minha pressão nnormal era 13 / 8 mas ele ñ quis saber, ai como bom brasileiro fui pesquisar, eu estava ingerindo adoçante em tudo e ainda estava com uma tendinite que doia muito e tomando ante-inflamatorio,ñ tomei os remedios ,parei com o adoçante”zero cal”com os refrigerantes em 3 dias eu estava com pressão normal. ENTÃO CUIDADO MEUS CAROS AMIGOS E AMIGAS”NADA DE ADOÇANTE E VEJA ESTE TAL DE SODIO “QUANTAS PESSOAS HOJE ESTÃO TOMANDO DROGAS FORTES PARA O CORAÇÃO SEM PRECISAR DEVIDO MEDICOS BURROS OU INCOMPETENTES .

  8. jorson f. da silva Says:

    OBRIGADO A VCS POR ESTE BLOG QUE PERMITE COLOCAR-MOS NOSSAS ESPERIENCIAS NOCIVAS COM ESTES PRODUTOS E INCOPETENTES PROFISSIONAIS NA AREA DE SAUDE

  9. jorge elias Says:

    E sem contar que o sódio retem muito liquido, o que gera um inchaço, dificultando perda de peso para quem esta fazendo dieta hipocalorica. Geralmente, tudo que é gostoso tem sódio em excesso, até mesmo aqueles produtos que voce ingere sem problemas por possuir um indice glicemico, calorias, baixas. Portanto, se voce esta pretendendo perder peso, fica atento, aquelas sopas de baixa caloria tem muito sódio, o shoyu tem baixissimas caloricas mas muito sodio, mostarda, etc, basta observar a tabela nutricional que consta nos alimentos e a proporcao que umas simples Vono te fornece do valor de sodio necessario por dia. Pelo menos para isso a cerveja tem o seu lado bom, é um otimo diuretico.

  10. ELVIRA LIMA Says:

    minha duvida , era….comecei a tomar um produto alimentar para emagrecimento quando vir no rotulo o valor do sodio fiquei em duvida tomo ou não? cda 2 colheres de sopa existe 175mg de sodio. sou ipertensa isso vai piorar meu problema/? DE PRESSÃO?

  11. ELVIRA LIMA Says:

    AMEI O BLOG PARABENS.

  12. muito boa o alerta comtinui mandando mais para ver seo povo acorda obrigado espero novas

  13. Olá, sempre tomei cuidado com certos alimentos , deixei de comer por exemplo os famosos caldos em cubos! parabéns pelo blog!

  14. KATRI GOMES Says:

    Estou alarmada com a quantidade se sodio que ingerimos sem saber. Agora a minha preocupação é com a água…até mesmo a água mineral é lotada de sódio. Felizmente os rótulos são obrigados a colocar as quantidades assim podemos escolher as que tem menos, mas e a água que consumimos na elaboração dos alimentos, fornecido pela Sabesp? Uso água filtrada para tanto mas que saiba, não elimina o sódio. Alguem sabe informar isto?
    Obrigada! Seu blog é perfeito! São informações deste tipo que fazem a diferença! Parabens!!!

  15. Muito esclarecedora sua matéria, pois hoje em dia as pessoas só falam em corte de calorias e gorduras, mas poucos falam dos problemas que o acúmulo de sódio no organismo pode causar.
    Eu tenho sérios problemas renais e, por conta disso, sempre fico muito atenta às quantidades de sódio indicadas nas embalagens.
    Como eu disse, gostei do seu texto, porém, eu ecrescentaria apenas uma informação a mais: a água com gas nem sempre contém mais sódio que a água natural. O problema é que a maior parte das águas gaseificadas à venda são manipuladas, ou seja, não são gasosas de fonte. Nesse processo, adiciona-se, em alguns casos, bicarbonato. E isso eleva (e muito) a quantidade de sódio.
    Eu ADORO água mineral com gas, mas procuro sempre por aquelas NATURALMENTE gaseificadas. Em algumas marcas, o índice é de cerca de 17 mg por LITRO, quase a mesma coisa da água mineral natural. O que é muito pouco, se pensarmos que refrigerantes light e zero apresentam índices de até 50 mg por 200 MILILITROS.

    Um abraço

  16. Há que se notar, que refrigerantes e outros produtos DOCES também contém muito sódio para conservação.

  17. Encontrei este blog pq pus no google “malefícos do sódio” após trocar de água mineral sem gás… fiquei impressionada com a diferença na quantidade de sódio de uma água para outra, de 18,8mg/L para 8,87mg/L. Tomo por volta de 2L por dia de água e agora vou prestar atenção se vejo diferença em relação á retenção de líquidos.
    Adorei a matéria.
    Obrigado.

  18. Realmente é verdade, “somos o que comemos” e eu completaria… somos o que comemos e seremos menos humanos, pois estamos nos entupindo de conservantes e produtos transgênicos… ou seja, estamos nos transformando em pessoas que não somos na verdade… Todos estes conservantes que contem nos enlatados e fast foods, tão corriqueiros ao nosso dia a dia estão nos afetando o organismo, influenciam no nosso humor, nos nossos habitos, em nós como seres humanos. Minha sugestão é tentarmos mudar para algo que sabemos que é o melhor, vamos sentir mais o sabor dos alimentos, vamos respirar melhor, vamos “com viver” mais e com qualidade… vamos sair da lata e vir à mesa!!!!!

  19. [...] Muitos estudos são feitos sobre os alimentos e cada dia descobrem-se mais alimentos que trazem benefícios para a saúde. O bom desses estudos é que eles também nos alertam sobre os alimentos que trazem malefícios, e o vilão da vez agora é o sódio. [...]

  20. Luiz Carlos Gomes da Silva Says:

    Há muitos anos venho usando o adoçante no lugar do açúcar, devido alguns familiares da minha mãe serem diabéticos, e, com isso passei a tomar muita coca-cola ZERO SEM GÁS. Faço dieta também de comidas gordurosas, mas não consigo baixar meu peso, mesmo fazendo caminhadas e à noite só lanche saudável (pão integral light, queijo branco, tomate, muita maçãs, e banana,etc..). O que devo fazer p/reduzir o peso e qual a influência da CocaZero Sem Gás, que é o único vício q tenho?

  21. [...] Revista Nova, via Espartilho Tags: alimentação, comida, excesso, microondas, saúde, [...]

  22. Thais Chaves Says:

    Nossa muito interessante,

  23. achei muito interessante !!!!!!!!!!!!!!!!!!

  24. Otima e oportuna materia!

  25. Raimundo Eugênio Ferreira Pimentel Says:

    As frutas sem agrotóxico,já tem o sódio necessário para a saúde
    do organismo. Gênesis 1:29

  26. Gostaria de saber se é normal uma água potável ter 20,860 mg/l de sódio? Não sei se associação errada ou não,mas aqui em casa ficamos inchados de ter que tirar aliançado dedo…grata

  27. Eu consumi uma alta quantidade de sódio por 3 meses, mais ou menos, comida muito salgada e uso alto de tempero pronto.
    Veja os resultados:
    1 – Coceira insuportável em pequenas atividades físicas.
    2 – Inchaço nas pernas
    3 – Inchaço nos pés
    3 – decamação da pele
    4 – Envelhecimento da pele
    5 – Dificuldade para transpirar o suor.

    Ainda bem que sou novo, pois se eu tivesse mais idade, acredito que teria sofrido um enfarto.

    O segredo é usar pouco sal na comida (o recomendado) e beber 4 litros de água por dia até no frio. Lembrando que dois litros são para o funcionamento dos rins e 2 litros para o funcionamento do organismo. Fazendo isso não há problema em exagerar uma vez a cada uma ou duas semanas em alimentos com muito sódio.
    E atividade física ajuda se quiser aumentar o seu tempo de vida e sua disposição.

    Ainda bem que existe a internet para nos ajudar rapidamente quando precisamos!

  28. A maioria das marcas de água mineral mantêm a mesma concentração de sódio entre as versões com e sem gás. Nas águas gaseificadas artificialmente (maioria) apenas se acrescenta gás carbônico à água mineral, não interferindo na quantidade de sódio.

  29. Olá, amei a matéria e confesso que estou assutada, sempre soube que sódio de mais não é bom para o organismo, mas não havia me ligado que certos produtos tem uma quantidade de sódio absurda.
    Já viram aqueles macarrõezinhos instantâneos??? nunca mais vou comer….rsrsrsrs

  30. ayrton santos Says:

    adorei o blog mas, onde encontro as respostas das perguntas aui feita!

    • Ayrton,
      como não sou médica, sempre recomendo que seja feita uma consulta a um especialista para que ele possa responder dúvidas como as apresentadas nesta seção.

  31. gostei muito importante pois ainda tem bastante gente leiga obrigado.

  32. pedro vinicius sousamartins Says:

    show acabei de fase meu trabalho vendo o blog legal de mais

  33. Muito bom seu poste, eu estava exatamente procurando saber mais sobre a quantidade de sódio nos alimentos industrializados.

  34. Gostei muito dos esclarecimentos sobre o uso de Sodio.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 90 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: