Arquivo de novembro, 2009

Atividade Física e Intestino: o fim da preguiça!

Posted in Estética e Beleza, Saúde with tags , , , , , , , , , , , , , on novembro 29, 2009 by Psiquê

Via CU-CU

Nesta primavera que mais parece um verão, o que quero dividir com vocês é uma alegria. Por causa deste calor tenho consumido, ao menos quando estou em casa: mais água. No trabalho fica mais difícil, pois temos uma regrinha de que não podemos beber nada ou consumir alimentos sobre a estação de trabalho. Resultado: bebe-se muito menos água durante o dia. Mas em casa comprei umas garrafinhas individuais de 1 litro para mim e outra para meu marido. Assim, cada um pode carregar sua garrafinha com água a tira colo, conclusão, com o calor que está fazendo bebo 2 litros por dia facinho facinho.

Associada à minha nova rotina de atividades físicas, esse consumo maior de água, escolha de alimentos com fibras e saladas de frutas, o resultado é que meu intestino preguiçoso tem funcionado muito bem obrigada! E eu estou bastante feliz! Como minha experiência demonstra, isso só é possível com uma mudança em vários hábitos associados. Antes, o que estava usando com sucesso era o Fibermais, que estava colocando todas as manhãs no meu suco, mas confesso que tenho reduzido bastante o uso e não coloquei nenhuma vez essa semana, porém com os procedimentos que descrevi acima, o funcionamento melhorou ainda mais. Atribuo à água, às frutas e às atividades físicas juntas o papel principal nessa conquista.

Adquira você também novos hábitos diários e viva essa alegria de não sofrer de prisão de ventre, um problema que atinge várias mulheres.

Se quiser ler mais  sobre o assunto:

Dieta Nunca mais

Rg Nutri

Instituto de Metabolismo e Nutrição

Nutrição em foco

Revista Contra Relógio

O tal do adominal

Posted in Estética e Beleza, Saúde with tags , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , on novembro 22, 2009 by Psiquê

Pania Rose

Via Things that Excite me

Como já partilhei aqui com vocês, estou num esquema novo de atividade física desde setembro. Em 04 de dezembro, completo os três fatídicos meses iniciais cruciais para a permanência no ritmo intenso de malhação. Brinco com meus amigos que estou num esquema de vencer a cada dia. Cada dia é uma vitória para mim. Afinal, acordar às 05:30h quatro vezes por semana malhar e seguir para minha jornada de trabalho, não é fácil. Mas, tenho que confessar que a sensação de dever cumprido depois é muito gratificante!!!

Tem duas coisas que me angustiam demais, mas com as quais preciso lidar com paciência, pois só o tempo pode me ajudar a alcançar: o peso ideal, quero eprder, perder, perder! E o abdome dos meus sonhos!!!! Todos os quatro dias de academia incluem um treino de abdominal: supra, infra, oblíquos (lateral), etc, etc! Tudo para acabar com aquela gordurinha da barriga triste, mas comum em quem trabalha sentada o dia inteiro.

Tema até de livro, A Dieta do Abdome, essa é uma área que incomoda 10 a cada 10 mulheres e homens. O autor do livro, David Zinczenko destaca que não há soluções milagrosas. No livro,  ele  propõe um plano inteligente e eficiente de dieta e fitness. O autor recorre às pesquisas científicas de ponta para selecionar 11 alimentos superpoderosos, defensores da barriga sequinha e da saúde — como feijão, aveia, iogurte, pão integral, ovo e azeite. São produtos fáceis de encontrar, gostosos e que não pesam no seu bolso. Ao mesmo tempo, concentram as melhores fontes de proteína, fibra, gorduras saudáveis e nutrientes que ajudam a combater a gordura. Isso mesmo! “Os alimentos do cardápio foram selecionados para estimular a queima de calorias a partir da digestão”, diz David. O segredo é como você vai utilizar esses alimentos. A revista Boa Forma já falou sobre o tema.

Esse mês a  revista Corpo a corpo trouxe uma matéria legal sobre alguns exercícios para a região, mas para acabar com a barriguinha os exercícios aeróbicos e uma dieta hipocalórica também são fundamentais.

Portanto, mais uma vez, o segredo está em aplicar uma força tarefa incluindo: exercícios físicos aeróbicos e localizados, muita hidratação com água e sucos diuréticos, massagens modeladoras e tratamentos estéticos, bem como creminhos redutores.

Veja quem mais já falou sobre o tem:

Barriga chapada com 5 exercícios – Boa Forma

S.O.S. Barriga Chapada – Nova

Barriga chapada é vapt vupt – Corpo a Corpo

Barriga chapa em duas semanas – Dieta e Cia

Barriga Chapada – Fique Linda!

Barriga Chapada – Bem Leve

Para quem pode fazer uma lipo: Efeito barriga chapada à la Xuxa

Barriga chapada e 6 kg a menos em seis semanas – Dieta Já

Abaixo alguns alimentos que ajuda nessa empreitada, retirados da matéria da Dieta Já.

Endermologia e Massagem

Posted in Estética e Beleza, Saúde with tags , , , , , , , , , , , , , on novembro 15, 2009 by Psiquê

Bar Rafaeli

Via Things that Excite me

Eu acredito que todos os tratamentos estéticos não invasivos tem seu benefício, uma vez  associados à boa alimentação e à prática regular de exercícios físicos. A massagem modeladora é um tratamento maravilhoso o qual experimento desde 2003. Só comecei a experimentar tratamentos estéticos que evoliam algum tipo de aparelho, associado à massagem manual a partir de 2008.

De 2008 para cá experimentei estimulação russa, ultra-som, endermo e heccus. Todos eles tems eu benefício. Desses que já usei, individualmente, mais completo é o Heccus, mas todos eles tem seu benefício. Hoje vamos falar da endermologia, tratamento que usa o aparelho endermo como principal ator. Lembro que o uso não é dissociado da massagem modeladora.

Criada na França nos anos 70, a endermolog tinha por principal objetivo  eliminar cicatrizes decorrentes de queimaduras e acidentes. Depois de algumas sessões, o criador da técnica, Louis Paul Guitay, observou que na região tratada havia uma melhora, principalmente, na redução de celulite e gordura localizada. A textura da pele fica lisinha, sem contar que tonifica a musculatura remodelando o corpo.

Trata-se de uma técnica que associa vácuo-pressurização e massagem por rolamento,  provocando a  “quebra” das fibras intercelulares que se formam ao redor das células de gordura causando o efeito “casca de laranja” na pele. A endermoterapia ativa a oxigenação dos tecidos e estimula a produção de colágeno melhorando assim a flacidez tissular.

“O aparelho é composto por dois rolinhos que deslizam sobre a pele e realizam uma tração no corpo, aumentando em até três vezes a drenagem linfática e a produção de colágeno (substância responsável pela elasticidade da pele). É importante ressaltar que essa ação permanece até seis horas após o término da sessão”, explica Priscila Zancaner, endocrinologista especializada em Medicina Estética.

Dentre os benefícios associados à técnica estão:

  • Redução de celulite;
  • Redução de gordura localizada;
  • Estimulação do sistema linfático e sanguíneo;
  • Aumento da tonicidade da pele;
  • Melhora no aparecimento de tecido cicatrizante (no pós-operatório tardio);
  • Alivia tensões musculares;
  • Favorece a eliminação de toxinas;
  • Estimula a produção de colágeno;
  • Tonifica e diminui a flacidez da pele.
A endermoterapia ameniza os problemas de celulite e gordura localizada, deixando simultaneamente a pele lisinha e rejuvenescida, mais tonificada e com mais elasticidade. “Essa diferença é fácil de perceber quando você belisca a pele, como se estivesse dando um beliscão. Em uma pele envelhecida cria-se uma prega e ela volta lentamente, ao contrário da jovem, que o retorno é instantâneo. É recomendada também, no pré e pós-operatório da lipoaspiração. Mas, só pode ser realizada 15 dias após a cirurgia. Além de ajudar na cicatrização, a endermoterapia ajuda a eliminar as possíveis sobrinhas de gordura”, ressalta Priscila Zancaner.
Segundo o site Fisiovitae o método trata  a celulite e remodela o corpo com alta tecnologia. Enrola e desenrola a prega cutânea rompendo fibroses, estimulando a circulação dos vasos sanguíneos, descongestionando e promovendo a drenagem linfática. Essa ginástica cutânea restaura o tecido conjuntivo, estimula a circulação e facilita a eliminação de toxinas, desencadeando um processo natural de eliminação de sobrecargas adiposas, redução de  medidas e de tonificação e firmeza da pele.

A periodicidade das aplicações dependem do organismo de cada um, prefiro uma aplicação semanal.

Quem mais já falou sobre o assunto:

Xenicare

Ser Mulher

Onodera

Espaço Saúde e Bem estar

Bem de saúde

Unimed

Arrasa Mulher

Somatipo e malhação

Posted in Estética e Beleza, Saúde with tags , , , , , , , , , , , , , , , on novembro 8, 2009 by Psiquê

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AG's Back

Photo by Al Li

Como já partilhei com vocês há alguns posts, iniciei meu programa de atividades físicas. Na ocasião, fiz uma avaliação física, que deverá ser refeita em dezembro, ao completar os 3 meses iniciais de malhação. Nesses dois últimos meses, tenho notado um aumento significativo na musculatura das minhas coxas e glúteo, o que me deixa ansiosa para perder, o que temo não ser possível ao ganhar massa muscular.

Não tem jeito, ao trocar gordura por massa muscular eu ganho peso, o corpo fica “boasudo”, mas não magrinho e sim definido. Ainda estou tentando aceitar essas mudanças, pois minha idéia inicial era secar, mas meu biotipo não contribui para isso. Não que isso seja um imenso problema, apenas é uma questão de costume.

Ao pesquisar sobre Endomorfia, Ectomorfia e Mesomorfia – termos presentes na avaliação, encontrei uma matéria bem interessante, elaborada por Tânia Rodrigues no site RGNutri, identidade em nutrição. O somatipo é o seguinte, segundo a descrição da matéria:

B – Mesomorfo – a encorpada

Estrutura física: corpo musculoso, atlético, forte, músculos maciços e bem desenhados, ossos proeminentes, pescoço forte, volume de tórax domina o abdômen, ombros largos, musculatura abdominal firme e bem desenvolvida, pernas e braços mais roliços, bumbum avantajado, quadris mais largos, parecem gordinhas apesar de não terem barriga porque são mais musculosas, pele mais grossa, cintura com largura menor que os ombros, tem facilidade para ganhar músculos, rosto mais largo e longo, e cabelos mais pesados e grossos. Eles apresentam tal estrutura porque têm altos índices de testosterona.

Exemplos deste somatotipo: Claudia Raia, Marisa Orth, Cristiane Torloni, Malu Mader.

Personalidade: Suas características são a agressividade e a dominação. São pessoas determinadas que dificilmente desistem das coisas. Persistência é a palavra que define melhor este somatotipo.

Exercícios físicos: este somatotipo deve procurar trabalhar em exercícios que irão alongar a musculatura atrofiada e fazer atividades para aumentar a flexibilidade, ou apenas manter a definição muscular.

Alimentação: A dieta deverá respeitar os objetivos individuais. Se for necessário perder um pouco de peso, as calorias deverão ser reduzidas. Quando a pessoa estiver em forma, as refeições deverão ser balanceadas de acordo com suas atividades diárias, levando-se em conta o gasto energético, pois neste caso não se tem uma preocupação em ganhar massa muscular e sim em manter. Isso quer dizer que os carboidratos como pães, massas e frutas devem aparecer em 60% das calorias totais do dia, permitindo 10% deste total para os doces e açucares refinados e as proteínas como carne, leite e derivados devem contribuir com 15%, sendo que para as gorduras restam 25% das calorias totais, incluindo o óleo das preparações e a gordura presente em muitos carboidratos e proteínas. – talvez uma ilustração da pirâmide seja adequada.

Quem quiser ler mais, veja os demais somatipos apresentados no site: Entenda o seu somatipo

No fundo no fundo, nosso organismo apresenta os três componentes. Endomorfia (componente adiposo), mesomorfia (componente muscular) e ectomorfia (componente magro), juntos eles descrevem o somatipo ou a estrutura corporal de uma pessoa. Logo, cada um de nós possui um certo grau dos três tipos.